Início
Clube
Banca
Colunista
Redes Sociais
DGABC

Domingo, 28 de Abril de 2024

Diarinho
>
Pés divertidos e estilosos
Pés divertidos e estilosos
Tauana Marin
Diário do Grande ABC
30/07/2017 | 07:00
Compartilhar notícia
Nario Barbosa/DGABC


Cores, luzes, glitter, estampas e rodinhas. É possível deixar os pés cada vez mais coloridos e divertidos. E não faltam adeptos quando o assunto é tênis. Sempre antenada, Vitória Silva de Almeida, 7 anos, de São Bernardo, fica de olho no que é novidade. “No ano passado ganhei um (tênis) com uma rodinha em cada pé. Via minhas amigas e tinha vontade de tentar andar nesse tênis.” No começo, a estudante conta que teve dificuldade em se manter em pé. “Não é tão fácil, demora para você aprender a deslizar no chão.” O desafio deu tão certo que, neste ano, a garota ganhou dos pais um novo calçado, desta vez com duas rodinhas. “Me divirto. Gosto de sair com ele para andar. Hoje, já estou melhor.”

Calçados coloridos, de cano alto e com desenhos também fazem a cabeça de Vitória. “Acho que como é um acessório, acaba combinando com a roupa e fica legal. O tênis é importante para a gente ficar bonita, com estilo.”

Mesmo gostando do calçado, a menina obedece a algumas regras. “Sei que não posso ir com ele na escola e nem andar dentro de casa, pois posso me machucar nos móveis.”

As irmãs Gabriela e Sara Marcato de Almeida, de 9 e 7 anos, respectivamente, também se renderam ao look divertido. No fim do ano, as duas ganharam da avó de presente e se adoraram. “Além da rodinha, o tênis tem LED (luzes que ficam piscando) e usamos muito. Adoro colocá-lo. Fica colorido quando ando”, revela Gabriela.

Segundo ela, o equilíbrio é fundamental para conseguir andar. “É como se fosse um panete ou patins. A pessoa precisa saber parar com o próprio tênis.” A quadra do condomínio em que o avô mora serve como pista para as meninas treinarem e garantirem a diversão.

A menor, Sara, conta com a ajuda da irmã para conseguir andar. “Quando eu estico as pernas, às vezes, caio. Mas eu gosto. Estou aprendendo”, defende.

Os calçados que tem luzes precisam de um cuidado a mais. “Não saio com ele na chuva, pois como é à bateria, a água danifica. Além disso, toda vez que volto de algum lugar, limpo meu tênis e o guardo na caixa. Cuido porque ele é bonito e não quero estregar”, afirma Enzo Tadeu Mesquita da Silva, 7 anos, de Mauá.

“Tive que esperar para ganhar porque não é barato, mas optei pelo o de LED sem rodas, quero usar para ir nos lugares. Além disso, quando vi na vitrine, foi o que mais gostei.” Para compor o visual, Enzo não dispensa o boné. “Gosto de ficar arrumado e com acessórios legais. Muitos amigos usam.”

Simples cuidados evitam acidentes e lesões

Deslizar sobre rodinhas é sempre divertido, mas também é preciso ficar atento a alguns cuidados, para evitar acidentes. Equipamentos de segurança são sempre bem-vindos e evitam as mais diversas lesões. Outro cuidado envolve o tempo de uso. O ideal é não ultrapassar mais de uma hora por dia, uma vez que crianças estão em fase de crescimento. O uso prolongado pode prejudicar as articulações, como tornozelos, joelhos, quadris e coluna – já que a parte do calcanhar fica mais alta.

Outra dica é utilizar os sapatos com rodinhas, assim como patins, patinetes e skates, sobre superfícies lisas.

No caso dos sapatos de LED, a recomendação é que sempre um adulto ajude na recarga da bateria, assim como algum fio ficar solto.

HIGIENE - Engana-se quem acha que limpeza não está relacionada à saúde. É comum usarmos por muito tempo sapatos fechados, inclusive no período escolar. E é justamente em ambientes escuros e úmidos que os fungos se proliferam, o que pode causar irritações na pele do pé, assim como micoses. Para evitar o desconforto, é aconselhavel sempre usar meias de algodão, de preferência, e grossas, que absorvem mais suor. Meias de cor clara também ajudam a ver se há algum sangramento, mesmo que pequeno, entre os dedos. Ao chegar em casa, a primeira coisa a se fazer é tirar sapatos e meias e deixar os pés secarem antes de colocar outro calçado. Após o banho é essencial enxugar bem entre os dedos, garantindo assim, a saúde dos pés.

Calçados de LED já vêm com cabo USB, que permite recarregar a bateria dos dois ‘pés’ ao mesmo tempo. É simples: basta conectar o cabo em cada tênis no plugue, que normalmente fica do lado de dentro do tênis, próximo aos cadarços. A outra ponta do cabo USB é conectada nesses adaptadores que permitem colocar na tomada (desses que usamos para celular). Para recarregar a bateria por completo geralmente é necessário de 2 a 3 horas. Em média, a duração é por até 5 horas.

Consultoria de Wilson Lino Junior, ortopedista e traumatologista pediátrico do Hospital Infantil Sabará, de São Paulo.

 

 

 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.