Início
Clube
Banca
Colunista
Redes Sociais
DGABC

Sábado, 27 de Abril de 2024

Automóveis
>
Motor 2.0 Direct Flex
Ford EcoSport estreia próximo mês; e nós já dirigimos!
Mikael Schumacher
Especial para o Diário
03/07/2017 | 14:04
Compartilhar notícia
Divulgação


O EcoSport foi criação da industria nacional. Em 2012 chegou à segunda geração e, agora, ganha o mundo – é vendido nos Estados Unidos e Europa. Sua renovação, que chegará às lojas no fim de julho (ainda sem preços definidos), traz série de novidades e, também, componentes presentes em outros modelos da Ford.

O novo modelo, por exemplo, conta com o motor 2.0 Direct Flex (do Focus), são 176 cv de potência máxima – com gasolina são 170 cv. A injeção direta de combustível na câmara de combustão garante mais potência em alta rotação e melhor desempenho em baixa velocidade.

Para dados, o torque máximo é de 22,5 mkgf. Dirigindo, fôlego em arrancadas e respostas prontas à aceleração. Sem contar o silêncio a bordo.

A transmissão também é novidade no EcoSport reestilizado. No lugar do automatizado PowerShift, entra o automático de seis velocidades com trocas sequenciais por meio de borboletas atrás do volante. As trocas de marchas ficaram mais suaves e se casaram perfeitamente com o desempenho do motor, por exemplo, reduzindo quase que instantaneamente as relações quando se faz necessário.

O interior e a parte elétrica foram refeitos do zero. Tem tela flutuante. Sim, espécie de tablet no topo do painel. O dispositivo de 8” aceita os sistemas Android Auto e Apple CarPlay. A câmera de ré pode ser visualizada por meio do componente. Aliás, o sistema de som é o Sony Premium Sound System, com nove alto-falantes – algo também inédito no utilitário.

Os engenheiros da Ford também se empenharam na aerodinâmica do automóvel e na redução de ruídos. Defletores e vincos cumprem a tarefa de diminuir o barulho de vento dentro do veículo. Na prática, melhora notável no isolamento acústico.

Outro ponto que merece destaque é o conforto para os ocupantes. O entre-eixos continua com 2,52 metros, mas os novos bancos dianteiros são maiores. Ao todo existem 20 porta-objetos no carro. No porta-malas (que perdeu um pouco em capacidade, caindo para 356 litros) a Ford explica que há três modos de organizar o espaço – um deles cria espécie de porta-objetos inferior, com 52 litros. Do lado de fora da tampa, o icônico estepe na traseira permanece em cena.

Nos dias de hoje a segurança, claro, não pode ficar de fora. A versão Titanum tem na lista de série sete air bags, sistema anticapotamento – sensores tanto para ângulo de deriva quanto para rolagem da carroceria, são 100 medições por segundo – que, na prática, pode ativar os freios individualmente e reduzir a potência do motor para estabilizar o veículo.

No mais, tem rodas de 17”, volante em couro, partida sem chave, sensores de chuva, estacionamento, ponto cego e faróis, os assistentes de emergência e de partida em rampas e, pela primeira vez, teto solar.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.