Início
Clube
Banca
Colunista
Redes Sociais
DGABC

Sexta-Feira, 17 de Maio de 2024

Setecidades
>
Social
S.Bernardo aumenta abordagens nas ruas

Durante as noites frias, Prefeitura vai realizar
operação para evitar risco de morte de moradores

Yara Ferraz
do Diário do Grande ABC
02/06/2017 | 07:07
Compartilhar notícia
Denis Maciel/DGABC


Com o início das baixas temperaturas (a previsão é que hoje seja o dia mais frio do ano), a Prefeitura de São Bernardo intensificará a abordagem a moradores de rua por meio da operação Cobertor Que Salva. O objetivo é evitar a morte por hipotermia dos sem-teto, atualmente estimada em 496 pessoas na cidade. Além da Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania, a força-tarefa vai contar com apoio dos agentes da Secretaria de Serviços Urbanos e Saúde, GCM (Guarda Civil Municipal), Fundação Criança e o Fundo Social de Solidariedade. Serão cerca de 30 funcionários atuando todas as noites.

A acolhida da população será em albergue que mantém 170 vagas. Desde o início do ano, a Pasta realizou 492 abordagens, sendo que 230 resultaram em atendimentos. “Você dá acolhida a esse morador, faz a medicação se necessário, orientação e não permite que ele fique na rua. Esse trabalho já é feito, mas vamos intensificá-lo. A operação foi lançada hoje (ontem) e não tem prazo porque enquanto existir risco de temperaturas baixas, será mantida. A despesa do município ficará nos encargos de hora extra, que, apesar do contingenciamento, pagaremos neste caso porque estamos lidando com vidas. E não há nada que possa substituir isso”, disse o prefeito Orlando Morando (PSDB).

Apesar de se basear no mapeamento da Pasta, que inclui pontos como o Largo do Rudge Ramos e as proximidades do Terminal Ferrazópolis, a população pode ajudar pelo número 153. A ação foi lançada pela Prefeitura um dia após abertura da Campanha do Agasalho de 2017, encabeçada pela primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Carla Morando. A meta é arrecadar 50 mil peças, as quais serão distribuídas entre famílias cadastradas na rede de assistência social, além dos abrigos.
 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.