Início
Clube
Banca
Colunista
Redes Sociais
DGABC

Domingo, 19 de Maio de 2024

Sesc Santo André recebe artista português Mário Moita na sexta

Apresentação resgata tradição secular de tocar fado ao piano

Miriam Gimenes
Do Diário do Grande ABC
24/05/2017 | 07:41
Compartilhar notícia
João Fructosa/Divulgação


 Ir para Portugal e não assistir a uma apresentação de fado é o mesmo que vir ao Brasil e não conhecer o samba. Canção nacional lusitana, consagrada pela Unesco como Patrimônio Imaterial da Humanidade, o estilo musical geralmente é conhecido por ser acompanhado por uma guitarra portuguesa mas, no fim do século 19, tocá-lo ao piano virou tendência.
E aí entra o pianista português Mário Moita, um dos maiores divulgadores da cultura portuguesa pelo mundo. Ele retoma essa prática em seu show Alentejo, 4 Fados, 4 Estações, que será apresentado sexta-feira, às 21h, no Sesc Santo André. Não será, portanto, necessário cruzar um oceano para ver o ritmo típico português.
Durante a apresentação, o músico, que já percorreu mais de 30 países e 15 estados somente aqui no Brasil para divulgar a cultura portuguesa, também irá mostrar os diferentes tipos de fado que existem em Portugal por meio de recursos multimídia.
Moita nasceu no Alentejo e desde muito cedo revelou a sua tendência pela arte musical. Com apenas 10 anos apresentou-se nas festas de sua terra, em Reguengos de Monsaraz, para 3.000 pessoas, e iniciou seus estudos de piano no conservatório de música de Évora. Daí para frente sua carreira decolou e se tornou habitué no Brasil.

Mário Moita – Show. Sesc Santo André – Rua Tamarutaca, 302. Sexta, às 21h. Ingressos: R$ 20 (R$ 10 meia-entrada). À venda na bilheteria ou no site www.sescsp.org.br.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.