Início
Clube
Banca
Colunista
Redes Sociais
DGABC

Segunda-Feira, 29 de Abril de 2024

Setecidades
>
Santo André
Escola da Vila João Ramalho é alvo de reclamações
Mikael Schumacher
Especial para o Diário OnLine
18/05/2017 | 12:09
Compartilhar notícia
Mikael Schumacher/Especial DGABC


A Escola Estadual Waldomiro Guimarães, na Vila João Ramalho, em Santo André, tem sido alvo de reclamação dos alunos, devido mato alto, diversas pichações, telhas da quadra poliesportiva faltando e caindo. Os problemas já duram há anos de acordo com pais e estudantes.

Dentre os problemas sofridos estão falta de papel higiênico, banheiros sem água, vidros quebrados, iluminação ruim à noite, pichações e lixo no entorno, além da quadra interditada. O Diário tinha visitado o local em setembro de 2015, quando fecharam a estrutura.

Cauê Alan, estudante do 6º ano afirma que desde quando começou a frequentar a escola quase nada mudou. “É perigoso, parece que as telhas da quadra podem cair na gente”, relata. O aluno também destaca outros problemas da escola. “Não tem água na pia do banheiro, só para descarga, para lavar a mão só lá fora. Só tem água na torneira do banheiro das meninas”, conta. Não há muitas promessas e nem datas dadas aos alunos sobre as soluções. “A diretora falou que vão entregar a quadra esse ano ainda”, diz o estudante.

Mateus Torres, do 2º do Ensino Médio, estuda na parte da noite e reclama que às vezes falta iluminação no horário da saída, o que dá uma grande insegurança na volta para casa. “Na minha sala tem umas paredes meio quebradas, parece um pouco perigoso. No banheiro dos meninos tem vidro quebrado também”, relata Torres. O aluno também reclama que a àgua dos bebedouros sai fraca. Além disso, segundo ele, tem papel nos banheiros, mas não rolos completos. Mesmo assim, o estudante não desanima com as dificuldades, “Acho a Educação daqui boa, não é que nem a (de escola) particular mas dá para aproveitar sim”, explica.

Um funcionário da escola, que não quis se identificar, diz que muitos dos problemas da escola são causados pelos moradores da região e pelos próprios alunos. “Entre o fim do ano passado e janeiro deste ano trocaram todos os vidros quebrados da escola e quebraram de novo. Já vi a direção encaminhar pedidos para o governo do Estado, mas o problema dessa escola é a falta de zeladoria por parte da comunidade”, relata.

Em nota, a secretaria de Educação do Estado afirma que a escola recebeu verba no valor de R$ 10 mil no início do ano para manutenção. A obra da quadra poliesportiva, no valor de R$ 90 mil, já está autorizada pela Diretoria Regional de Ensino de Santo André. Sobre o mato, enviarão uma equipe para vistoriar o local e o corte deve ser feito nos próximos dias.  




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.