Início
Clube
Banca
Colunista
Redes Sociais
DGABC

Sábado, 18 de Maio de 2024

Sebrae lança site de dados sobre empresas de menor porte
Soraia Abreu Pedrozo
Do Diário do Grande ABC
01/09/2010 | 07:09
Compartilhar notícia


O Sebrae Nacional lançou ontem site que reúne diversas informações sobre a realidade das micro e pequenas empresas. O MPE Data (www.mpedata.com.br) inclui links com informações como número de MPEs por setores - comércio, serviços, indústria e construção civil, além de empreendimentos rurais -, quantidade de empreendimentos informais e total de MPEs exportadoras.

As informações, que serão atualizadas a cada 15 dias, são disponibilizadas por Estado e por região do País. Por enquanto, a ferramenta ainda não oferece divisão por município. "Pretendemos até julho colocar no site dados por município para a maior parte dos itens", avisa o analista da unidade de gestão Estratégica e coordenador do MPE Data, Leonardo Mattar.

Deverão ter esse recorte mais detalhado tópicos como número de MPEs optantes pelo Simples, taxa de sobrevivência das MPEs, municípios com a Lei Geral regulamentada e número de empreendedores individuais.

Todos os indicadores podem ser exportados em planilhas de Excel ou em arquivos PDF, e alguns deles oferecem comparação com anos anteriores. É o caso dos tópicos número de MPEs com empregados e quantidade de empregados com carteira assinada.

Segundo Mattar, o MPE Data cumpre dois papéis: tanto o de levar o conhecimento sobre os micro e pequenos negócios no País a qualquer pessoa que se interessar, com dados organizados em um único ambiente, posto de forma simples, como o de orientar o empresário. "Ele pode verificar se a empresa dele se encaixa nos padrões nacionais, se está dentro do perfil", conta.

O MPE Data reúne informações de diversas entidades e ministérios, como Sebrae, Rais/MTE (Relação Anual de Informações Sociais/Ministério do Trabalho e Emprego), MDIC (Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio), Receita Federal e MPOG (Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão).




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.