Início
Clube
Banca
Colunista
Redes Sociais
DGABC

Sábado, 27 de Abril de 2024

Feijão caro muda hábito da dona de casa da região
Paula Cabrera
Do Diário do Grande ABC
28/05/2010 | 07:00
Compartilhar notícia


O preço alto do feijão, que voltou a registrar alta de 4,13% nesta semana, tem mudado o hábito da dona de casa do Grande ABC. Item indispensável na mesa dos brasileiros, o grão, que sai por cerca de R$ 3,50 o pacote de 1kg, está sendo fracionado na maioria das casas da região para evitar que especialmente as pessoas com rendas menores deixem todo o salário do mês no supermercado. Para manter a sustância da refeição, macarrão e legumes são os mais procurados para substituir a dobradinha famosa com o arroz.

Quem não abre mão de prato farto de feijão todos os dias, tem cortado produtos supérfluos na lista do mês para manter o consumo médio do grão. Com a alta que já atingiu cerca de 60% neste quadrimestre, as crianças foram as mais prejudicadas: bolachas recheadas e iogurte são as primeiras baixas na lista de compras.

Sem renda fixa mensal, o autônomo Geraldo Santiago é taxativo em dizer que "o item não pode faltar na minha mesa", mas a filha apressa-se a complementar a frase do pai , queixando-se da possibilidade de ficar "sem bolacha". A esposa de Rodrigues, Marilene, diz que é preciso driblar o orçamento para garantir a compra de todos os produtos. "É difícil, mas fazemos o possível para equilibrar as contas."

É o que também fazem a doméstica Paula Bento, 48, moradora de Santo André, e as amigas Kátia e Carlos Santos. Com caderno e caneta na mão, tudo é anotado para não sair do supermercado no vermelho. "Vou marcando tudo. Se vir que o custo está dentro do esperado, levamos bolachas e iogurtes, senão, elas (as crianças) ficam sem (os supérfluos)", diz a comerciante Carla.

Com 1,5 kg de feijão consumido por semana, a professora Elizabeth Rocha França, 49, alega que o jeito é racionar o item e mesclar os tipos de grãos oferecidos nas refeições. "O feijão preto, por exemplo, está mais barato. Com isso, faço três dias por semana o carioquinha e três o preto. Mas a qualidade também despencou. Fica um caldo ralo, o produto não é o mesmo se levamos o mais barato", afirma ela que diz que por conta do valor tem comprado, em média, dois sacos a menos do item por mês.

Com o quilo do feijão a preço de ouro, a esteticista Nair Celestino Alonso, 60, tem intercalado o grão com outras opções para diminuir o consumo. "Faço muito macarrão, batata, legume, para não perder o valor nutritivo."




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.