Início
Clube
Banca
Colunista
Redes Sociais
DGABC

Domingo, 28 de Abril de 2024

Economia
>
Consumidor
Recomendações sobre Operação Carne Fraca
Idec
24/03/2017 | 07:12
Compartilhar notícia



Diante das denúncias de fraudes em produtos de origem animal cometidas por vários frigoríficos alvos da Operação Carne Fraca, o Idec traz algumas recomendações aos consumidores.

Caso tenha comprado produto possivelmente fraudado ou estragado, o primeiro passo é entrar em contato com o fornecedor, que deverá avaliar a denúncia e dar resposta em até cinco dias úteis. É importante que o consumidor tenha em mãos a embalagem do produto, com o lote e data de fabricação. Se o produto for caracterizado como impróprio ou inadequado ao consumo, o consumidor pode e deve reclamar, exigindo ao fornecedor que sane o problema sem qualquer custo adicional.

O consumidor poderá cobrar a substituição do produto por outro da mesma espécie ou a restituição imediata da quantia paga, monetariamente atualizada, sem prejuízo de eventuais perdas e danos. Se o problema não for resolvido, o consumidor poderá procurar um órgão de defesa do consumidor (como procons) para que sejam tomadas as medidas cabíveis.

Por precaução, o Idec recomenda que o consumidor evite alimentos ultraprocessados, produzidos a partir de carnes como: salsicha, linguiça, nuggets, hambúrgueres, dentre outros. Estes tipos de produtos alimentícios são formulações industriais feitas inteira ou parcialmente de substâncias extraídas de alimentos, fazendo com que não seja possível identificar qual a origem da matéria-prima para a sua fabricação. Dessa forma, a utilização de carne podre e estragada, papelão e pedaços de cabeça em frango, salsicha e linguiça, como identificados pela operação, fica mascarada por conta do nível de processamento do produto e a inclusão de aditivos alimentares como corantes, aromatizantes, realçadores de sabor etc.

O Idec aconselha que o consumidor priorize alimentos in natura, ou minimamente processados e não embalados, e evite alimentos ultraprocessados, seguindo as recomendações do
Guia Alimentar para a População Brasileira. Em prol da alimentação livre, o Idec defende e exige que o consumidor tenha acesso a alimentos sem conservantes, aromatizantes e outras substâncias nocivas à saúde.

A partir da compra de carnes frescas, o consumidor tem maior facilidade de identificar se o produto está adequado para o consumo ou não, considerando as seguintes características: coloração avermelhada, textura não pegajosa e lisa, e a ausência de mau cheiro. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.