Início
Clube
Banca
Colunista
Redes Sociais
DGABC

Segunda-Feira, 29 de Abril de 2024

Congresso da Venezuela respalda ativação da Carta Democrática da OEA
21/03/2017 | 22:21
Compartilhar notícia


A Assembleia Nacional da Venezuela respaldou, nesta terça-feira, a ativação da Carta Democrática Interamericana e pediu ao conselho permanente da Organização dos Estados Americanos (OEA) que ative os mecanismos para garantir as eleições no país e que o pedido seja atendido com urgência diante da crise enfrentada em solo venezuelano.

A maioria opositora do Congresso aprovou, sem a presença dos deputados governistas, um acordo de apoio para que se aplique um artigo da Carta que autoriza a qualquer Estado membro que o secretário-geral da OEA convoque o conselho permanente. A oposição argumentou sua decisão alegando que, nos últimos meses, o "desmantelamento da institucionalidade democrática" e a crise humanitária se intensificaram.

Com essas medidas, a Assembleia busca garantir a realização de eleições, a liberação de presos políticos e a abertura de um canal humanitário que permita o ingresso de remédios e alimentos no país, além de quererem respeito pelas atribuições do legislativo. "Nossa luta não é por uma intervenção, mas sim para mudar um governo que se ajoelhou ante outros", disse o presidente da Assembleia Nacional, o opositor Julio Borges, ao rechaçar as críticas de autoridades venezuelanas contra o secretário-geral da OEA, Luis Almagro. Ele foi acusado de querer promover uma intervenção para destituir o governo de Nicolás Maduro. Fonte: Associated Press.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.