Início
Clube
Banca
Colunista
Redes Sociais
DGABC

Domingo, 28 de Abril de 2024

Política
>
Acordos entre partidos
Postura passiva do PT marca início do ano nas Câmaras

Parlamentares da legenda justificam
acordos por cargos em comissões

Humberto Domiciano
do Diário do Grande ABC
05/02/2017 | 07:00
Compartilhar notícia
Marina Brandão 1/1/17


A primeira semana de trabalhos no Legislativo em Santo André e São Bernardo foi marcada por uma postura passiva por parte das bancadas do PT. Adversários do PSDB no plano nacional, os petistas aceitaram acordos para ocupar cargos nas comissões permanentes e até votaram a favor de projetos enviados pelo Executivo.

Em Santo André, o PT conseguiu emplacar o vereador Eduardo Leite na comissão de Justiça e Redação, além de já ocupar a primeira secretaria, com Bete Siraque, e a vice-presidência, com Luiz Alberto. “Nenhuma discussão relativa às comissões foi imposta pelo Executivo. Nosso acordo contemplou a proporcionalidade das bancadas e só aceitamos ocupar espaços sem a presença do PSDB”, explicou o líder da bancada petista, Alemão Duarte.

Outro ponto que influenciou a atual posição do PT no município é o PED (Processo de Eleição Direta), que elegerá o futuro presidente municipal da sigla.

O ex-prefeito Carlos Grana não aparece entre os principais nomes e a atuação dos vereadores reflete a divisão interna do partido. “O PED é uma oportunidade para avaliarmos os nossos erros e acertos e buscar entender qual foi a dificuldade que o partido teve para convencer a sociedade e também para nos defendermos do bombardeio que temos sofrido”, analisou Eduardo Leite.

VOTAÇÃO A FAVOR

Em São Bernardo, os petistas votaram a favor de quatro propostas do Executivo,como o novo modelo de parcelamento das dívidas do ISS (Imposto Sobre Serviços) e também a redução dos repasses para o Consórcio Intermunicipal e para a Agência de Desenvolvimento Econômico.

Alguns vereadores relataram que a postura do governo Orlando Morando (PSDB) de chamar os parlamentares da legenda para conversar, em um primeiro momento, deixa a bancada em posição defensiva. A reunião, feita em janeiro, foi elogiada pelo líder do PT, José Luís Ferrarezi.

Ana Nice Martins (que votou contra o governo na eleição para mesa diretora, mas aderiu aos projetos votados na quarta-feira), Joilson Santos, Tião Mateus e Toninho da Lanchonete, os outros vereadores do partido também estiveram presentes no encontro.

Na formação da mesa diretora e nas comissões permanentes, o PT não aceitou qualquer tipo de acordo e ficou de fora dos principais cargos. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.