Início
Clube
Banca
Colunista
Redes Sociais
DGABC

Sábado, 27 de Abril de 2024

Presidente do Legislativo, Rubão espera aval da Justiça para instalar CPI da Saúde

Comissão foi criada no ano passado para avaliar contratos com FUABC e Santa Casa

Felipe Siqueira
Especial para o Diário
31/01/2017 | 07:00
Compartilhar notícia


O presidente da Câmara de Ribeirão Pires, Rubão Fernandes (PSD), afirmou ao Diário que assim que for liberada pela Justiça, a CPI da Saúde deve ser aberta na Casa.

Rubão informou ainda que o Ministério Público local avalia a viabilidade do processo e que, nos bastidores, tem conversado com vereadores sobre o caso.

Desde o ano passado, este assunto vem causando polêmica no município. A questão se iniciou por volta de junho de 2016, quando o então presidente da Casa, Zé Nelson (PMDB) – pertencente à base do ex-prefeito Saulo Benevides – se recusou a abrir investigação que pretendia apurar os contratos da Prefeitura com a Santa Casa da cidade e FUABC (Fundação do ABC), além de verificar se havia irregularidades nas quantidades de médicos e medicamentos em Ribeirão Pires.

À época, o episódio foi levado à Justiça, por meio de grupo de quatro vereadores. Mandado de segurança foi expedido para forçar abertura do processo. A juíza da 3ª Vara Cível de Ribeirão Pires, Isabel Cardoso Cunha Lopes Enei, concedeu essa liminar e determinou que a CPI fosse instaurada. Ainda assim, Zé Nelson não pautava as sessões parlamentares com esse assunto, e, mesmo com a possibilidade de ser preso por descumprir ordem judicial, o ex-presidente da Câmara não cedeu. Até que, em agosto, o desembargador de Justiça Kléber Leyser Aquino cassou a liminar que exigia a abertura do inquérito, e, assim, tirou a obrigatoriedade de início da CPI.

Prometido para começar pós-eleições de 2016, o caso ficou para 2017.

FÁBRICA DE SAL

Projeto controverso do ex-prefeito Saulo Benevides, a construção de um shopping center no local onde se encontra a Fábrica de Sal, monumento histórico da cidade, está cancelado.

Rubão afirmou que não existe a menor possibilidade de este projeto seguir adiante. (O máximo que pode acontecer é) A Fábrica de Sal ser restaurada”, disse o chefe do Legislativo. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.