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Sábado, 27 de Abril de 2024

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Perimetral: uma tentativa de ensaio

Quando a Estrada de Ferro São Paulo Railway foi idealizada, o objetivo central era facilitar o escoamento do café produzido no Interior do Estado

Ademir Médici
18/01/2017 | 07:07
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O planejamento e a execução do Complexo Perimetral – a partir da década de 1960 – foram a primeira grande obra municipal do sistema viário em Santo André.

Até então a cidade dependia, exclusivamente, da iniciativa privada quando da abertura dos loteamentos urbanos.

A interferência municipal, desde o tempo da Freguesia de São Bernardo, se dava pontualmente a partir de um eixo histórico: a estrada de ferro e a estação ferroviária, da década de 1860.

De 1860 a 1960, um século de improvisações no setor viário de Santo André.

SISTEMA FERROVIÁRIO
Quando a Estrada de Ferro São Paulo Railway foi idealizada, o objetivo central era facilitar o escoamento do café produzido no Interior do Estado.

Os idealizadores não levaram em consideração a população aqui assentada. Se o fizessem, o traçado ferroviário serviria à Vila de São Bernardo, cortada pela Estrada do Vergueiro e onde se localizava o maior número de habitantes.

Não. Era preciso aproveitar a melhor geografia entre São Paulo, Capital, e o Porto de Santos. E o mais indicado pelos técnicos foi o Vale do Tamanduateí em direção ao Alto da Serra, cortando o Vale do Rio Grande, futuro principal formador da Represa Billings.

CHEGAM OS PUJOL
Com a passagem da estrada de ferro, descobre-se que a expansão paulistana dos seus bairros fabris e operários seria a linha a partir de São Caetano – Brás, Mooca, Ipiranga, Vila Carioca... São Caetano, Utinga, Santo André...

Empreendedores de várias naturezas descobrem o veio e obras particulares são realizadas, com um destaque: os bairros da Companhia Imobiliária São Bernardo, aberta pelos irmãos Pujol. Foi assim que se abriram, na década de 1920:

No Distrito de Santo André: bairros Jardim, Campestre, Utinga, Santa Maria (parte) e Operário.
No Distrito de São Caetano: bairros Santa Maria (parte) e Saúde.
Na sede do Município, São Bernardo: Nova Petrópolis.

Naqueles mesmos anos 1920 são rasgadas duas grandes avenidas: Industrial e Dom Pedro II – esta uma sequência das Avenidas Goiás, em São Caetano, e Presidente Wilson, da Capital. Portanto, empreendimento privado.

A Rua Catequese, que já existia, vai cair em desuso, para depois se recuperar e manter suas características em curva apontando para a Rua Boa Vista, em São Caetano.

PERIMETRAL
A execução do Complexo viário Perimetral teve a acompanhá-la o Diário, desde os tempos do News Seller, semanário nascido em 1958.

Pois foi em 1959 que Santo André ganha os primeiros estudos urbanísticos mais aprofundados. À frente, o urbanista Anhaia Melo. O arquivo permanente da Prefeitura guarda aquela documentação, que bem poderia ter sido mais utilizada pela administração pública.

Passo a passo, o Diário noticia, interpreta e opina em torno das obras da Perimetral. E documenta passo a passo tudo o que se realizou.

Mil novecentos e setenta e dois foi um ano emblemático. Como se depreende dos negativos fotográficos guardados e sistematizados pelo Banco de Dados do Diário.

Algumas são imagens conhecidas, porque já publicadas. Mas várias permanecem inéditas. Elas nos acompanharão ao longo de 2017, 45 anos depois. Fotos que focalizam várias obras, do complexo Perimetral ao centro cívico, este implantado a partir do centro expandido que tem na Praça 4º Centenário o seu ponto central.

O Centro antigo, do eixo da Rua Coronel Oliveira Lima, se une ao Centro novo pela passarela de pedestres Luso-Brasileira que hoje leva o nome do avô do atual prefeito, Américo Pinto Serra.

ILUSTRAÇÃO
Janeiro de 1972. A Prefeitura de Santo André iniciava novo trecho da Perimetral, o Trecho D, da Rua Antonio Bastos até a Rua Dom Duarte Leopoldo e Silva. Os Trechos A, B e C abrangiam o espaço entre a mesma Antonio Bastos até a Rua Francisco Amaro.

Referências da imagem: as inscrições do Diretório Acadêmico 8 de Abril, a entrada dos veículos pela Rua Álvares de Azevedo, a Padaria Central e o nome da empreiteira que realizava as obras, Engeral.

Diário há 30 anos
Domingo, 18 de janeiro de 1987 – ano 29, edição 6344
Manchete – Funaro (Dilson, ministro da Fazenda) prevê inflação de até 70%. Mas técnicos do próprio governo admitem que o índice poderá voltar a superar os 200% em 87.
Grande ABC – Com o fim do BNH (Banco Nacional de Habitação), municípios preveem mudanças no Projeto Cura (Comunidades Urbanas de Recuperação Acelerada).

Em 18 de janeiro de
1877 – Inaugurado o tráfego provisório da estrada de ferro entre São Paulo e Rio de Janeiro, no trecho Taubaté a Pindamonhangaba.
1917 – A guerra. Do noticiário do Estadão: a situação na Grécia. O governo aceita todos os pedidos dos aliados. Chegada de uma comissão militar a Atenas.
1962 – Inaugurada agência da Caixa Econômica Federal em São Bernardo.
1977 – Aprovado por decurso de prazo o Plano de Desenvolvimento Integrado do Município de São Bernardo, mais conhecido por PDIM.

Hoje
Dia Internacional do Riso.

Municipios brasileiros
Celebram seus aniversários em 18 de janeiro:
No Maranhão, Fortuna.
No Rio Grande do Sul, Herval.
No Rio de Janeiro, São Francisco de Itabapoana.

Santos do dia
Prisca ou Priscila. Faleceu em Roma, no século 1. A tradição diz que ela teria sido martirizada nas primeiras execuções dos cristãos e teria sido enterrada nas catacumbas. Santa Prisca tem uma igreja no Monte Aventino.
Fonte: blog Sanctorum.
Amâncio
Beatriz de Vicência
Bv. Regina Prottmann
Liberato
 




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