Início
Clube
Banca
Colunista
Redes Sociais
DGABC

Terça-Feira, 30 de Abril de 2024

Política
>
Nomeação
Lauro escolhe indicado de Zé Augusto para Saúde

Criticado, ex-prefeito de Diadema dá lugar a Luiz Cláudio Sartori; Márcio da Farmácia ficará na chefia de Gabinete

Leandro Baldini
Raphael Rocha
Do Diário do Grande ABC
15/12/2016 | 07:00
Compartilhar notícia
Ricardo Trida/DGABC


O prefeito de Diadema, Lauro Michels (PV), apresenta hoje seu secretário de Saúde. E, apesar das críticas à atuação do ex-prefeito José Augusto da Silva Ramos à frente do setor nos três anos e meio em que exerceu o cargo, o verde nomeará funcionário indicado pelo tucano: Luiz Cláudio Sartori.

Sartori é servidor de carreira da Prefeitura de Diadema. Teve passagens pela prefeitura de Natal, no Rio Grande do Norte, e de São Pedro da Aldeia, no Rio de Janeiro.

O futuro secretário de Lauro foi condenado, em 2001, por improbidade administrativa no mesmo processo movido pelo Ministério Público contra José Augusto pelo fato de o tucano ter aberto concurso público para admissão de médicos, ter prestado a prova e ter sido aprovado quando era prefeito de Diadema (ficou entre 1989 e 1992). Zé Augusto assinou a autocontratação na época.

O processo seletivo foi conduzido por Zé Augusto em 1992. Sartori fazia parte da comissão que analisou aquele concurso público – o presidente do grupo era o ex-vereador Satossi Kitahara, braço direito do ex-prefeito. À época, Zé Augusto foi aprovado com a 25ª colocação geral. O primeiro lugar ficou com Arabela Fonseca (PSDB), aliada do ex-chefe do Executivo. Maridite Cristóvão de Oliveira (PSDB), mulher do tucano, foi a quarta colocada; Maria Aparecida Mota Weyll Kitahara, casada com Satossi Kitahara, terminou na segunda posição. Todos foram condenados a devolver recursos ao erário, mas, em 2013, o STJ (Superior Tribunal de Justiça) anulou a sentença e afastou as acusações.

Sartori terá de administrar uma das Pastas mais criticadas do primeiro mandato de Lauro. O orçamento do setor é de R$ 390,86 milhões, o maior da Prefeitura. O principal projeto do próximo governo também está vinculado ao departamento: a construção de hospital municipal no bairro Piraporinha para substituir a atual estrutura hospitalar do bairro.

OUTROS NOMES
Lauro promete anunciar mais uma leva de secretários hoje. Vice-prefeito eleito, Márcio da Farmácia (PV) será indicado para a chefia de Gabinete, função que ele já exerceu por alguns meses no primeiro mandato. Há expectativa da confirmação da manutenção de Tatiane Ramos como secretária de Educação – ela atualmente está no posto – e do ex-vereador Laércio Soares (PCdoB) para a Pasta de Esportes. Para a Secretaria de Meio Ambiente, a mais cotada é Tatiane Capel, filha do vereador Milton Capel (PV). A área de Habitação ficará com a ex-deputada Regina Gonçalves.

Na semana passada, Lauro anunciou a primeira parte do secretariado: José Marcelo Marques (Obras), Fernando Moreira Machado (Assuntos Jurídicos), Francisco José Rocha (Planejamento), Jorge Luiz Demarchi (Finanças) e Carla Dualib (Comunicação). 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.