Início
Clube
Banca
Colunista
Redes Sociais
DGABC

Domingo, 28 de Abril de 2024

Política
>
São Bernardo
Rejeição a museu impulsiona Morando mudar projeto
Leandro Baldini
Do Diário do Grande ABC
02/12/2016 | 07:00
Compartilhar notícia
Ricardo Trida/DGABC


Futuro chefe do Executivo de São Bernardo, Orlando Morando (PSDB) adiantou ontem que a reprovação da Câmara ao pedido do prefeito Luiz Marinho (PT) em requerer a criação do Museu do Trabalho e do Trabalhador, situação ocorrida na sessão de quarta-feira, impulsiona ações para modificar destino do projeto, que não deve ser concluído até o fim da gestão petista, no dia 31.
<EM>O Legislativo rejeitou por 16 votos a seis autorização ao texto original que denomina o complexo, há mais de quatro anos em obras, alvo de investigações na Justiça e que já custou R$ 18,8 milhões em verbas públicas.

“A Câmara é caixa de ressonância da sociedade. A decisão dos vereadores mostrou um alinhamento com os anseios dos moradores da nossa cidade, mostrando não se tratar de uma postura político-partidária e sim um sentimento. Recebi esse posicionamento com a disposição de trabalhar com celeridade em modificar o destino do projeto. Será uma das prioridades do início do nosso governo”, pontuou Morando, detalhando que tem trabalhado em conseguir agenda com o Ministério da Cultura, chefiado por Roberto Freire (PPS).

A reprovação à proposta irritou Marinho, que tem declarado ver como improvável êxito por parte de Morando em conseguir alterar conclusão do Museu do Trabalho e do Trabalhador.

Desde o início das intervenções, ocorrido ainda em 2012, o projeto foi duramente contestado por munícipes e bancada de oposição. O prédio foi erguido no espaço do antigo Mercado Municipal, no Centro, e foi idealizado com o objetivo de enaltecer a trajetória do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), padrinho político do atual prefeito de São Bernardo.

Antes com maioria no Parlamento, Marinho tem amargado derrotas em votações de projeto, desde a derrota em primeiro turno de seu candidato a prefeito, o secretário de Coordenação Governamental Tarcisio Secoli (PT).

No Legislativo, Morando vem costurando adesões para conquistar governabilidade logo no início da gestão. “O que temos focado é pela execução dos projetos apresentados durante a campanha eleitoral. A responsabilidade da Câmara é primordial neste aspecto”, acrescentou Morando. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.