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Segunda-Feira, 29 de Abril de 2024

Casa da Moeda procura novos clientes
Do Diário do Grande ABC
01/10/2000 | 10:13
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A única produtora de todo o dinheiro que circula no País, a Casa da Moeda do Brasil, pretende diversificar sua atuaçao para compensar a escassez de encomendas do governo.

A estatal passou a produzir para clientes privados, como bilhetes de metrô, passes de ônibus, selos, cédulas e moedas para serem exportados e a última novidade promete ser a produçao de cartoes de plástico. As vésperas do século 21, a Casa da Moeda sabe que é preciso correr para nao perder espaço em um mercado cada vez mais competitivo. Falta apenas o sinal verde do Ministério da Fazenda para que seja feita uma associaçao com um forte grupo francês.

A Casa da Moeda poderá ceder uma área hoje ociosa para que os novos parceiros instalem máquinas, em regime de comodato, e produzam cartoes plásticos. O nome e o valor total do investimento ainda nao foram revelados. O contrato entre as duas empresas seria de cinco anos, com participaçao nos lucros no novo produto, que poderá servir tanto como cartao de crédito comum ou do tipo inteligente, se ganhar um chip.

"Temos de explorar cada vez mais o nosso diferencial", diz o chefe do Departamento de Comercializaçao da Casa da Moeda, Alvaro de Oliveira Soares. Ele explica que com a estabilidade do real, as empresas estao procurando cada vez mais artigos de segurança. Quando for aprovada, a nova unidade de cartoes poderá produzir, por exemplo, um moderno documento nacional, chamado registro de identidade civil. Será uma identidade de plástico, que depois poderá receber, no futuro, um chip com várias outras informaçoes do cidadao. Cada brasileiro passará a ter um número único. A nova identidade está sendo estudada pelo Ministério da Justiça.




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