Início
Clube
Banca
Colunista
Redes Sociais
DGABC

Domingo, 28 de Abril de 2024

Samba da escola Oásis homenageia Vila Rica
Ana Macchi e
Luciana Sereno
Do Diário do Grande ABC
10/02/2004 | 21:34
Compartilhar notícia


O Grêmio Recreativo Cultural Escola de Samba Oásis será a segunda agremiação do grupo 2 a passar pela avenida no desfile de São Bernardo, no domingo, dia 22. A escola foi rebaixada no ano passado, depois de ter ficado no grupo especial desde 1999. Para tentar voltar à elite, a escola homenageará a antiga cidade mineira de Vila Rica, atual Ouro Preto.

Segundo o presidente Idalmo Brandão, os 250 componentes da Oásis estão esperançosos, apesar de saberem que as outras escolas também trabalham com o mesmo empenho. “Todos enfrentam as mesmas dificuldades, principalmente de ordem financeira.”

Por causa da verba curta, ainda falta confeccionar 20% das fantasias e os terminar os dois carros alegóricos. Independentemente do atraso, porém, Brandão afirmou que os carros vão surpreender. “O abre-alas representará a religiosidade da cidade. Terá o altar da primeira missa dos arraiais de Vila Rica, com direito a padre e coroinhas”. Já o segundo deverá mostrar a discrepância financeira: a riqueza de poucos e a pobreza de muitos.

Dentro do tema sobre a história de Vila Rica, a escola dará enfoque a exploração de ouro e diamantes e o sofrimento dos escravos com a ganância portuguesa. O presidente da agremiação chama a atenção para esta ala. “O costeiro terá as bandeiras do Brasil e de São Paulo na frente e, atrás, as bandeiras do Brasil e de Minas Gerais.”

Santo André – Do alto de seus oito anos de existência, a agremiação Tradição de Ouro desfila pela primeira vez como pleiteante no Carnaval de Santo André. No ano passado, a escola foi rebaixada do Grupo B. “Foi pilantragem”, acusou a presidente Maria Socorro Rodrigues.

Confiante no sucesso do desfile que prepara com o carnavalesco Marcos Campos – da Tucuruvi, de São Paulo –, Socorro quer ver o tema Sorria. Você está na Bahia conquistar o público da avenida Firestone, às 20h do sábado de Carnaval. “Voltamos para a estaca zero, mas nosso desfile será lindo. Estamos trabalhando muito no barracão (no Santa Terezinha) e na confecção dos carros”, disse Socorro. Os carros terão como tema o mapa do Brasil, coqueiros e a escadaria do Nosso Senhor do Bonfim.

São esperadas 280 pessoas no desfile. Os ensaios acontecem todas as quartas-feiras, sextas-feiras, sábados e domingos, das 19h às 22h. Informações na rua Distrito Federal, 500. O preço é de R$ 5 por participante e não será necessário devolver a fantasia.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.