Início
Clube
Banca
Colunista
Redes Sociais
DGABC

Segunda-Feira, 29 de Abril de 2024

Eleições 2016
>
Ex-presidente
Contra apoio a Alex, Lula deixará de votar
Leandro Baldini
Raphael Rocha
Do Diário do Grande ABC
28/10/2016 | 07:00
Compartilhar notícia
Ricardo Stuckert/Intituto Lula


O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) decidiu que não vai votar no segundo turno da eleição em São Bernardo, disputado entre o deputado estadual Orlando Morando (PSDB) e o deputado federal Alex Manente (PPS). Será a primeira vez que o maior cacique petista vai se abster das urnas – usará o expediente de ter mais de 70 anos (ontem completou 71) como justificativa.

A confirmação da ausência de Lula na etapa final do pleito no maior município do Grande ABC partiu da assessoria de seu instituto. “O ex-presidente Lula não vai votar. Na cidade, não há candidatos que ele apoie neste segundo turno. Além disso, não tem mais obrigatoriedade para tal, por ter mais de 70 anos”, relatou, por nota, o Instituto Lula.

No primeiro turno, Lula compareceu às urnas na EE José Firmino Correia de Araújo, no Jardim Lavínia, para votar no candidato do PT, Tarcisio Secoli. O petista, indicado pelo prefeito Luiz Marinho (PT, afilhado político de Lula), ficou na terceira colocação (84.768 votos, 22,57% dos válidos).

O Diário apurou que Lula não concordou com o fato de Marinho ter direcionado o governo e o partido para a campanha de Alex no segundo turno. O ex-presidente teria dito a Marinho que apoiar o popular-socialista no segundo turno, além de não contribuir para o resgate político do PT, poderia significar duas derrotas ao prefeito numa mesma eleição (quedas de Tarcisio e de Alex), uma vez que Morando, com 45% dos votos válidos, dificilmente deixaria escapar o triunfo no dia 30.

E, ainda na visão de Lula, os dois reveses poderiam complicar Marinho internamente, já que o chefe do Executivo de São Bernardo nutre desejo de ser candidato do PT ao governo do Estado e presidente nacional da sigla.

Curiosamente ou não, Marinho evitou declarar voto e apoio a Alex. A estratégia inicial era de desembarcar no projeto do popular-socialista já no início do segundo turno – inclusive, pressionando partidos aliados ao seu governo para que o acompanhassem. Mas, desde o dia 3, o posicionamento de Marinho se restringiu ao “anti45” e “votar nulo ou branco não muda a eleição”.

Ele, explicitamente, não falou em quem vai votar. Porém, secretários, vereadores e até deputados aliados ao governo já disseram que apostarão em Alex no segundo turno.

O prefeito optou, inclusive, por viajar. Está fora da cidade desde quarta-feira e só retorna no domingo pela manhã para ir à EE Professor Carlos Pezzolo, no bairro Ferrazópolis, e depositar seu voto. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.