Início
Clube
Banca
Colunista
Redes Sociais
DGABC

Sábado, 27 de Abril de 2024

Metalúrgicos fazem 'sardinhada' na porta da Fiesp
Da Agência Brasil
15/04/2010 | 07:00
Compartilhar notícia


Metalúrgicos de São Paulo que estão acampados desde terça-feira em frente à sede da Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo), na Avenida Paulista, fizeram ontem uma "sardinhada".

Mais de 70 quilos de sardinhas foram assadas e distribuídas para as pessoas que passavam no local. O objetivo do evento era chamar a atenção das pessoas e dos empresários sobre a redução da jornada de trabalho de 44 para 40 horas semanais, sem redução de salários - uma das grandes bandeiras das centrais sindicais.

O presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo e vice-presidente da Força Sindical, Miguel Torres, disse que o objetivo do acampamento e da "sardinhada" é fazer com que a Fiesp abra negociação com os sindicatos dos trabalhadores para discutir a redução da jornada. A sardinha foi escolhida para fazer um contraponto ao caviar - que, segundo Torres, seria a comida dos empresários.

"A Fiesp, no Congresso Nacional, está jogando muito contra a aprovação da PEC (Proposta de Emenda à Constituição) 232/95 falando para os deputados que isso não precisa ser votado e que isso deve ser matéria negociada com empresários", reclamou Torres. Segundo ele, a pauta de reivindicações entregue pelas centrais sindicais à Fiesp em março deste ano ainda não foi discutida e, por isso, o acampamento em frente à federação deve continuar.

Torres disse também que os sindicatos dos metalúrgicos estão tentando negociar a redução diretamente com os empresários. "Já fizemos mais de 30 acordos esse ano o que beneficiou mais de 10 mil trabalhadores, mas não adianta só os metalúrgicos. Temos que pensar no Brasil como um todo".

Procurada pela reportagem, a Fiesp alegou que o ato não tinha ligação com a federação e que não se pronunciaria sobre o assunto.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.