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Sábado, 18 de Maio de 2024

Festas de fim de ano fazem intenção de compra aumentar
Paula Cabrera
Do Diário do Grande ABC
26/10/2010 | 07:08
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Se depender da vontade de compra do consumidor, este definitivamente será o melhor Natal da década. Pesquisa do instituto Provar (Programa de Administração do Varejo) mostra que o índice de intenção de compras teve leve alta em relação ao terceiro trimestre deste ano: passando de 75,6% para 76,2%.

Apesar da expansão, o presidente da entidade, Cláudio Felisoni, afirma que o índice é 0,8% menor do que o registrado no mesmo período do ano passado. A animação do segmento com a data acontece porque o valor a ser desembolsado em presentes deve ser maior do que em 2009.

"A expectativa de gasto é maior. O volume de vendas será bem superior ao do Natal passado. Estamos estimando que as vendas passem um pouco do que foi registrado em 2009, ficando 10% acima do período, que teve desempenho muito bom."

A pesquisa - feita com 500 consumidores - mostra ainda que a categoria que deve registrar maior procura são as ligadas ao segmento de cine e foto, com 14,2% das intenções de compra, seguidos pelos produtos de eletroeletrônicos, com 13,2% (alta de 26,9% em relação ao trimestre anterior), e informática, com 12,4%.

"Boa parte disso se deve ao fato de que as pessoas estão mais dispostas a comprar, a mais a crédito e os prazos estão alongados, o que torna o resultado muito positivo", avalia Felisoni.

Além de querer gastar mais nos presentes, os consumidores pretendem também investir em melhorias na casa no fim do ano. De acordo com a pesquisa, enquanto o gasto médio para reforma na casa no ano passado era de R$ 2.500, neste ano, o consumidor já prevê até R$ 4.728 para isso.

Para Felisoni, isso acontece por conta do bom momento da economia nacional. "Há aumento real da massa salarial, alongamentos de prazos e as taxas de juros, apesar de alta, nunca estiveram tão baixas, a despeito da taxa básica de juros", conclui.




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