Início
Clube
Banca
Colunista
Redes Sociais
DGABC

Domingo, 28 de Abril de 2024

Metalúrgicos de Santo André protestam contra taxa de juros
Frederico Rebello Nehme
Do Diário do Grande ABC
Com AE
20/04/2005 | 12:20
Compartilhar notícia


Cerca de 1,8 mil metalúrgicos protestaram terça-feira em Santo André e Mauá contra a alta taxa de juros Selic, no primeiro dia de reunião do Copom (Comitê de Política Monetária) do BC (Banco Central) para definição da nova taxa, que será anunciada nesta quarta-feira. A manifestação, organizada pelo Sindicato dos Metalúrgicos de Santo André, filiado à Força Sindical, aconteceu em frente a Phillips, Fundição Tupy e empresas do Pólo de Sertãozinho, em Mauá, e atrasou a entrada dos funcionários entre 20 e 30 minutos, segundo o presidente do sindicato, Cícero Martinha Firmino da Silva.

As ações no Grande ABC fazem parte de uma série de atos organizados pela Força Sindical em toda a Grande São Paulo contra a política do BC de continuar aumentando a taxa de juros – hoje em 19,25% ao ano. Essa foi a primeira vez que o Grande ABC entrou na rota de protestos contra os juros altos – a Força já organiza protestos há três meses consecutivos durante reuniões do Copom.

O próprio ministro do Trabalho, Ricardo Berzoini, defendeu terça-feira o fim da escalada dos juros, com a manutenção da taxa em 19,25% até pelo menos dezembro deste ano. “Acho que isso seria razoável para sinalizar o encerramento do ciclo de altas”, afirmou o ministro, após divulgar os dados sobre a criação de empregos formais em março, que mostraram queda na comparação com o ano passado tanto no mês (4,84%) quanto no trimestre (15,88%).

A Força Sindical programa para esta quarta-feira uma passeata em São Paulo com cerca de 2 mil pessoas que começará na estação Paraíso do metrô, em São Paulo, e será encerrada com uma manifestação em frente à sede do BC na cidade, na avenida Paulista. Segundo Martinha, que também integra a executiva nacional da central, dois ônibus com trabalhadores e sindicalistas sairão do Grande ABC.

“Vamos dar continuidade a esses protestos na região nos próximos meses, seguindo a orientação da Força Sindical. Queremos mostrar à população nossa posição contrária à alta na taxa de juros, que está inviabilizando pouco a pouco o crescimento da economia brasileira”, afirmou o sindicalista.

Para João Carlos Gonçalves, o Juruna, secretário-geral da Força Sindical, os atos também têm como objetivo tornar pública a discussão sobre a política de juros do BC. “Queremos popularizar a questão dos juros. Queremos que toda a sociedade participe desse processo, avaliando a situação em que vivemos. Os juros praticados no Brasil são uma aberração”, disse.

Críticas – Berzoini criticou a política monetária do governo federal e defendeu mudanças nas metas de inflação. Para o ministro, a eficácia da elevação dos juros como instrumento de controle da taxa de inflação é limitada porque “cerca de um quarto dos índices inflacionários” é determinado por tarifas públicas, petróleo e commodities - como é o caso do aço. “São fatores que não estão sob o nosso controle”, afirmou.

Apesar da defesa intransigente que a equipe econômica faz do sistema de metas de inflação – que norteia as decisões sobre a fixação de juros pelo Banco Central –, o ministro afirmou que vê espaço dentro do governo para debater o tema, pois em última instância quem dá a palavra final é o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. “A equipe econômica tende a ser conservadora para não passar um sinal de muita flexibilidade”, argumentou o ministro Berzoini.

Revisão – O ministro defendeu uma revisão das metas de inflação. Ele quer uma meta mais alta – que não especificou – ou, então, que a referência passe a ser uma taxa de inflação calculada apenas com base na evolução dos preços livres da economia, desconsiderando o reflexo das tarifas administradas ou a influência de preços externos.

“Se olharmos os preços livres, eles estão bastante comportados”, disse o ministro. Ele reconheceu que é importante o combate à inflação, mas destacou que isso deve ser feito “reconhecendo-se também a realidade”.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.