Início
Clube
Banca
Colunista
Redes Sociais
DGABC

Domingo, 28 de Abril de 2024

Depois do Holocausto

‘Nazistas Entre Nós’ narra história de oficiais
de Hitler que viveram em liberdade no pós-guerra

Vanessa Soares
12/09/2016 | 07:00
Compartilhar notícia
Divulgação


 É fato que a Segunda Guerra Mundial (1939-1945) ficou marcada como o maior conflito armado da história da humanidade. Muito além disso, foi o pior episódio de crueldade que se tem notícias. Dezenas de centenas de milhares de pessoas inocentes se tornaram vítimas do Holocausto nas mãos dos nazistas. O que pouco se sabe, no entanto, é que vida levaram no pós-guerra esses que se tornaram os maiores vilões de todos os tempos. Motivado por essa descoberta, o historiador Marcos Guterman lança hoje, a partir das 18h30, na Livraria da Vila Fradique Coutinho (Rua Fradique Coutinho, 915) o livro Nazistas Entre Nós (Editora Contexto, 192 páginas, R$ 39,90, em média).

Após a derrota alemã na guerra, os principais líderes nazistas foram punidos. Mas, como explicar que muitos outros tenham conseguido desfrutar do resto de suas vidas em liberdade? “Estudo o nazismo há alguns anos. Minha tese de doutorado foi sobre isso e decidi trabalhar a temática no pós-guerra a partir de uma matéria que escrevi. As descobertas que fiz me causaram espanto e provocaram a pesquisa para essa obra”, conta Guterman.

Nas 192 páginas, o autor narra a história de alguns nazistas que, de alguma forma, conseguiram escapar da Justiça durante décadas e foram recebidos em diversos lugares do mundo, como Estados Unidos e América Latina, incluindo o Brasil. Muitos desses carrascos viveram como cidadãos honrados e bons vizinhos. “Algumas dessas pessoas não se esforçaram nem para esconder o seu passado”, afirma.

Na apresentação do conteúdo Guterman explica que isso só foi possível porque “aos olhos de muita gente, os principais líderes nazistas já haviam sido punidos e a vida tinha de continuar. Afinal, a guerra já era ‘coisa do passado’ – e era no passado que o regime assassino de Adolf Hitler e seus inúmeros cúmplices tinham de ficar”.

Além disso, o autor relata que seu interesse nesse assunto é pessoal. “Sou neto de sobrevivente do Holocausto. Virei historiador para entender a motivação do nazismo”, conta. Guterman espera que a história narrada em Nazistas Entre Nós provoque no leitor tanto espanto quanto nele. “Espero que cause um desconforto e chame atenção para o assunto”, finaliza.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.