Início
Clube
Banca
Colunista
Redes Sociais
DGABC

Sábado, 18 de Maio de 2024

PF faz retrato falado de grupo que levou obra rara de biblioteca no Rio
Da Agência Brasil
15/03/2006 | 20:27
Compartilhar notícia


 A Polícia Federal já elaborou o retrato-falado e identificou alguns integrantes do grupo que furtou, no dia 22 de fevereiro, o livro Ornithologie Brésilienne, de autoria de Jean Theodore Descourtilz e datado de 1855, das dependências da Biblioteca da Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

O delegado Deuler Rocha, chefe da Unidade de Combate a Crimes contra o Meio Ambiente e o Patrimônio Histórico da PF, informou que os investigadores já têm uma certeza: a de que o grupo atua no Rio de Janeiro de forma mais incisiva, o que pode estar ligado à "fragilidade das bibliotecas", em termos de segurança. Segundo Rocha, a PF pode chegar aos culpados e recuperar a obra.

O vice-diretor da Escola de Belas Artes da UFRJ, Carlos Terra, disse que a universidade quer evitar que essa obra, considerada rara, seja comercializada. De acordo com testemunhas, o roubo teria sido cometido por uma mulher que substituiu o livro de Jean Theodore Descourtilz por outro do mesmo tamanho, mas sem valor.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.