Início
Clube
Banca
Colunista
Redes Sociais
DGABC

Terça-Feira, 30 de Abril de 2024

Memória
>
Memória
Uma sugestão aos futuros prefeitos e vereadores

Placas com registros biográficos poderiam estar presentes nas cidades

Ademir Médici
01/09/2016 | 07:07
Compartilhar notícia


“Meu pai se irritava com Constante na placa indicativa, na praça junto à Rua Monte Casseros. Como o correto, em italiano, é Costante, sem o ‘n’, ia à Prefeitura, pedia uma nova placa, mandavam fazer e vinha novamente Praça Constante Rocco – duas ou três vezes. Como era em frente à casa dele, ele mandava alguém meter uma tinta preta sobre o ‘n’.”

Cf. Euclydes Rocco Júnior, a respeito da preocupação do seu pai – que ontem completaria 100 anos – com as denominações dos logradouros públicos de Santo André.

Ontem Memória focalizou o centenário de Euclydes Rocco, o andreense do Cadastro de Logradouros da Prefeitura, o de acreditar e incentivar a importância de dar nomes às ruas da cidade dos personagens que aqui viveram e lutaram para que Santo André se desenvolvesse.

Hoje acolhemos o trabalho do jornalista Roberto Nascimento. Ele pesquisa memória; lê, fotografa e analisa a coleção do Diário. Preocupa-se com o registro da história local. E oferece uma sugestão valiosa ligada às placas dos nomes dos logradouros de todo o Grande ABC. Assinamos com Roberto esta sugestão, que pode se iniciar com simplicidade até tornar-se hábito – uma boa pauta aos políticos que se elegerão no próximo pleito.

Em cada placa, um nome

Texto: Roberto Nascimento

Estive entre os dias 17 e 20 de agosto no Rio de Janeiro, e as placas de rua do bairro de Copacabana me chamaram a atenção por um detalhe que faz toda a diferença: uma singela biografia de quem dá nome para o respectivo logradouro.

Registrei imagens de três desses cruzamentos. O cruzamento da Rua Barata Ribeiro com a Praça Cardeal Arcoverde é uma homenagem ao médico e político Barata Ribeiro (1843-1910), ex-prefeito do Rio e ao religioso Joaquim Arcoverde A. Cavalcanti, cardeal-arcebispo do Rio entre 1897 e 1930.

Em outro cruzamento pude descobrir que Belfort Roxo, nome de um município da Baixada Fluminense, trata-se de Raimundo Teixeira Belfort Roxo (1838-1896), engenheiro e inspetor-geral das Obras Públicas do Rio.

A tão conhecida Avenida Nossa Senhora de Copacabana é uma homenagem à padroeira da Bolívia e de uma igreja construída onde hoje fica o forte de igual nome.

Bem que poderíamos ter algumas dessas placas com recorte biográfico em nossas cidades. É lógico que o atual momento econômico impede as prefeituras de gastar recursos com as trocas de placas, mas seria legal, hein, encontrar mais explicações sobre quem foi, por exemplo, José Caballero (Santo André), Paulo Afonso (São Bernardo), Pedro José Lorenzini (São Caetano), Maria Leonor (Diadema), Tercílio Tamagnini (Mauá), Afrânio Peixoto (Ribeirão Pires) e Aquilino Sartori (Rio Grande da Serra).

Isso sem contar os logradouros já clássicos, como as avenidas e ruas Dom Pedro I e II, Queirós dos Santos, Pereira Barreto, Santos Dumont, dos Estados, Artur de Queirós, Bernardino de Campos, Ramiro Colleoni, Edson Danilo Dotto, Campos Sales, Alfredo Flaquer, Elisa Flaquer, Gertrudes de Lima, Prestes Maia, Senador Vergueiro, Senador Flaquer, Marechal Deodoro, Guido Aliberti, Antônio Piranga, Alda, Lucas Nogueira Garcez, Fábio Eduardo Ramos Esquivel, Capitão João, Barão de Mauá, Queiróz Pedroso, Vitorino Dell´Antonia, Capitão José Galo, Miguel Prisco, Carlos José Carlson, José Maria de Figueiredo e afins...

Diário há 30 anos
Domingo, 31 de agosto de 1986 – ano 29, edição 6226
Esportes – Nos Jogos Abertos disputados em Rio Claro, surgem os primeiros campeões. Santo André briga pela liderança. O Diário está presente com três jornalistas: Cleusa Carmona, Luiz Carlos Sperandio e Mauricio Pavan.
Pavan produz fotos fantásticas da competição, hoje todas devidamente sistematizadas pelo Banco de Dados, a maioria inéditas.
Ideias/livros – Reforma urbana tão importante quanto a agrária. Autor: Aron Galante, prefeito de São Bernardo.
Ciência & Tecnologia (Diógenes Silva) – Júpiter e Terra novamente próximos dia 10.
Rádio – Estreia na Rádio Diário AM o programa Academia do Pagode, com Mestre Sabu.
Polícia – Execuções marcaram o mês de agosto no Grande ABC. Reportagem: Nilton Hernandes.

Municípios Brasileiros
Aniversariam neste dia 1º de setembro:
Em Pernambuco: Aliança.
Em Minas Gerais: Cana Verde, Ewbank da Câmara, Ipiaçu, Passa Quatro e Serra do Salitre.
Na Bahia: Igaporã e Itiruçu.
No Rio Grande do Norte: Jardim do Seridó.
No Mato Grosso: Salto do Céu.
No Pará: Tomé-Açu.

News Seller há 50 anos
Quinta-feira, 1º de setembro de 1966 – ano 9, edição 434-A
Manchete – Prefeitura de Diadema vai funcionar somente com um expediente

Município Paulista
Hoje é o aniversário de Mogi das Cruzes, um dos dez mais antigos municípios do Estado, criado em 1611 e que faz divisa com o Grande ABC: de um lado, Taquaruçu, em Mogi das Cruzes; espigão abaixo, Paranapiacaba, em Santo André.

Hoje
Início da Semana da Pátria
Dia do Profissional de Educação Física

Santos do dia
Beatriz da Silva Menezes. Nasce no Norte da África, numa colônia portuguesa. Em 1479 funda, em Portugal, a Ordem das Clarissas da Imaculada Conceição, ou Concepcionistas.
Colaboração: Padre Evaldo César de Souza, CSsR
Josué
Vitório
Terenciano

Em 1º de setembro de...
1916 – Bernardino Beber nasce em São Bernardo. Família de raízes no Grande ABC, sobressaindo-se, entre Santo André e Mauá, o antigo Sertão dos Beber.
A guerra. Do noticiário do Estadão: a iminência da entrada da Grécia na guerra.
1935 – Fundado o Palestra Itália de São Bernardo.
1956 – Ferroviários do depósito de locomotivas de Paranapiacaba realizam solenidades, com missa campal, em comemoração ao primeiro aniversário da entronização de imagens sacras no depósito.
1971 – Iniciadas em Diadema obras de terraplenagem na Vila Oriental, para a instalação de um novo cemitério. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.