Início
Clube
Banca
Colunista
Redes Sociais
DGABC

Terça-Feira, 30 de Abril de 2024

'Nova Gente' quer revelar talentos em S.Bernardo
Everaldo Fioravante
Do Diário do Grande ABC
12/05/2003 | 18:50
Compartilhar notícia


São Bernardo quer saber quem são seus artistas e o que produzem. Por meio da segunda edição do projeto Nova Gente, a cidade pretende estimular e até mesmo revelar quais são os novos talentos das artes plásticas nascidos ou residentes no município.

As inscrições para o Nova Gente 2 são gratuitas e podem ser feitas via correio desta terça até o próximo dia 31. As modalidades contempladas são desenho, pintura, gravura, escultura e fotografia.

Para se inscrever, os interessados devem enviar de quatro a seis fotografias de trabalhos diferentes. Os participantes devem optar por somente uma das modalidades oferecidas. A idade mínima obrigatória é de 16 anos.

Os trabalhos devem ser inéditos, originais e terem sido elaborados há menos de dois anos. Todos os inscritos terão no mínimo uma obra exposta na mostra coletiva que será realizada de 30 de agosto a 4 de outubro no Espaço Henfil de Cultura, mesmo local para onde devem ser enviadas as inscrições (avenida Getúlio Vargas, 1457, CEP 09751-251). Mais informações podem ser obtidas por meio do telefone 4125-4755.

Para se inscrever, o interessado deve remeter um envelope no qual conste, além das fotografias dos trabalhos, uma cópia de comprovante de nascimento ou residência na cidade, uma cópia do RG, contato telefônico e endereço atualizado. As fotos, em formato mínimo de 10cm x 15cm, devem ser identificadas e numeradas no verso.

Curso – Em Santo André, na Biblioteca Nair Lacerda, estão abertas as inscrições para os interessados em elaborar e publicar fanzines em papel e para a internet. As aulas são gratuitas.

Idealizado e ministrado pelo escritor e desenhista Cerito, de São Bernardo, a turma foi aberta em abril último, mas por causa da rotatividade dos alunos há sempre vagas disponíveis. Cerito, que também é gravurista e cartunista, produz fanzines desde 1983 e pode ter seu trabalho conhecido em dois sites na internet. No www.ceritocity.cjb.net há um completo portafólio do artista. Em www.hiperhistoria.hpg.com.br pode-se conhecer sua produção em fanzines literários.

Cerito explica que o conteúdo a ser enfocado no fanzine é de livre escolha do aluno. “A maioria, talvez pela proximidade com a Gibiteca, opta por histórias em quadrinhos, mas há um aluno que quer escrever sobre música e outro elaborando um literário. O que faço é ensinar a parte técnica, como modos de estruturação e distribuição do fanzine”, disse.

O professor assegura que não há problemas em entrar no curso em andamento, já que há um tratamento individualizado. “Neste semestre estamos trabalhando fanzine no papel e, ao final, o material produzido será lançado”, afirmou. No segundo semestre começam as aulas de criação do veículo para a internet.

As aulas são sempre às quartas e quintas-feiras, das 14h30 às 16h30, no Espaço Cultural de Convivência da biblioteca. As inscrições podem ser feitas pelo telefone 4433-0767.

Na mesma biblioteca, a partir do próximo dia 4 (às sextas-feiras, das 14h as 17h) será ministrada uma oficina de história em quadrinhos, para a qual as inscrições também já estão abertas. A duração será de três meses.

A oficina que tratará de todo o processo de criação de uma HQ (roteiro, desenho e arte-final) também será oferecida às sextas-feiras, das 14h30 às 17h30, no Centro Comunitário Parque Erasmo Assunção (Tel.: 4479-0992) e às quintas, das 9h as 12h, no Centro Comunitário de Vila Humaitá (Tel.: 4458-4011).




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.