Os túneis fazem parte das obras de duplicaçao da Rodovia Fernao Dias, que conta com 50% das verbas provenientes do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), 25% do governo federal, e 25% do Estado. O custo total das obras da duplicaçao da Fernao Dias, que liga Sao Paulo a Belo Horizonte, será de R$ 290 milhoes, dos quais R$ 192 milhoes estao sendo investidos na primeira etapa; R$ 64,1 milhoes, na segunda etapa; e R$ 33,2 milhoes, na retomada das obras.
A construçao dos túneis começou em 1996 e foi paralisada em dezembro do ano passado, em razao da desistência da empresa responsável pela obra. O secretário estadual de Transportes, Michael Zeitlin, disse que, em junho, toda a duplicaçao da Fernao Dias -- no trecho (90 quilômetros), entre o Município de Sao Paulo e Extrema, primeira cidade de Minas Gerais --, deverá estar concluída. A obra faz parte do Programa "Brasil em Açao". O governador afirmou que outros trechos da Fernao Dias deverao estar sendo liberados ao tráfego pouco a pouco.
O volume médio diário da rodovia é de cerca de 60.000 veículos, na regiao de Vila Galvao (SP), caindo para 22.000 veículos, em Mairipora; 17.000, em Atibaia; e 12.000, em Bragança Paulista. Com a duplicaçao, a taxa de crescimento prevista, segundo a Secretaria Estadual dos Transportes, é de 2 8% para automóveis, 2,5% para ônibus, e 3% para caminhoes.
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