Início
Clube
Banca
Colunista
Redes Sociais
DGABC

Domingo, 28 de Abril de 2024

CPI quer que procurador investigue corrupção em prisão de SP
Do Diário OnLine
17/06/2002 | 14:35
Compartilhar notícia


Os membros da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Sistema Prisional, na Assembléia Legislativa de São Paulo, querem que um representante do Ministério Público Estadual investigue um esquema de corrupção em Itaquaquecetuba, no interior do Estado. O sub-relator da CPI, o deputado Wagner Lino (PT), afirmou que cerca de 20 delegacias, delegados, policiais e presos estão envolvidos em uma rede de extorsão e tortura.

De acordo com o relato de Lino, alguns delegados autorizavam a transferência de presos para delegacias de Itaquaquecetuba, onde eles eram torturados por outros presos (chamados de galerias). Policiais exigiam entre R$ 200 e R$ 700 para que eles retornassem ao Distrito Policial de onde tinham vindo.

Existem cerca de 104 mil presos no Estado de São Paulo, sendo que 11,1 mil estão nos Distritos Policiais da capital. Existem outros 127 mil mandados de prisão expedidos pelo Estado. Se essas pessoas chegarem a ser presas, não existirão vagas nas prisões, segundo Lino.

Pelo menos 70% do contingente das prisões do Estado são jovens entre 18 e 25 anos, com baixo grau de escolaridade.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.