Início
Clube
Banca
Colunista
Redes Sociais
DGABC

Sábado, 27 de Abril de 2024

Juízes de Santo André encaminham decisão sobre Bermelho ao TJ
Bruno Ribeiro
Do Diário do Grande ABC
18/06/2008 | 07:07
Compartilhar notícia


A ação civil pública que pede afastamento do reitor Odair Bermelho foi encaminhada na tarde de ontem para o Tribunal de Justiça do Estado. O processo havia sido remetido para a 5ª Vara Cível de Santo André, após passar pela 2ª Vara da Fazenda Pública. A ação foi proposta na sexta-feira passada pelos promotores Airton Grazioli e Patrícia Maria Sanvito Moroni, da Curadoria de Fundações do Ministério Público Estadual de Santo André, e não tem prazo para o parecer da Justiça.

As mudanças de rumo da ação devem-se às avaliações divergentes dos juízes Carlos Alexander Romano Goldman (da Fazenda Pública) e João Antunes dos Santos Neto (Vara Cível), que acreditam não ser de sua competência julgar a intervenção na Fundação Santo André.

Em seu despacho, disponível no site do Tribunal de Justiça, Santos Neto pede ao TJ que determine qual Vara deve decidir sobre o caso. O juiz da Vara Cível entende que o mérito é da Vara da Fazenda Pública, uma vez que a Fundação Santo André é uma entidade criada pela Prefeitura de Santo André com recursos públicos.

Mas Goldman, da 2ª Vara da Fazenda Pública, havia informado na segunda-feira passada que também não tinha mérito para sentenciar sobre o assunto. Isso porque, apesar de a Fundação ser pública, Bermelho, citado na ação, é uma pessoa de direito privado. Assim, ele pediu redistribuição da ação para uma das varas cíveis.

No despacho do juiz da 5ª Vara Cível, Santos Neto lamenta o que ele classificou como "equívoco" do colega da Vara da Fazenda Pública, lembrando que o caso Fundação já alcançou repercussão nacional e necessitaria de uma resposta rápida do Poder Judiciário.

A advogada da Fundação,Daniela de Almeida Victor, informou que Bermelho tem um defensor particular para essa ação. No entanto, não soube informar quem seria. Segundo a advogada, nem Odair Bermelho ou a Fundação foram notificados oficialmente sobre a ação, por isso anda não vão se pronunciar. A assessoria do TJ informou que as informações sobre o processo só seriam encontradas via site.

CRIME
A advogada Daniela não acredita que o Gaerco (Grupo de Atuação Especial Regional para Prevenção e Repressão ao Crime Organizado) anuncie hoje a denúncia de Bermelho à Justiça pelos crimes de peculato e falsificação de documentos - como esperam os professores da Fundação. Daniela diz que Bermelho tem marcado um exame grafotécnico na semana que vem. O exame verificaria se as assinaturas e letras presentes nas notas falsas teriam partido do reitor, dados que seriam importantes de serem apurados antes da denúncia a um juiz. Os professores têm uma reunião marcada com o Gaerco hoje às 15h.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.