Início
Clube
Banca
Colunista
Redes Sociais
DGABC

Domingo, 28 de Abril de 2024

Chácara Silvestre vai virar parque
Evandro De Marco
Do Diário do Grande ABC
17/12/2010 | 07:14
Compartilhar notícia


A histórica Chácara Silvestre, localizada no bairro Nova Petrópolis, em São Bernardo, passará por processo de revitalização e será transformada em parque, onde deverão ser plantadas mais 1.000 árvores nativas.

O projeto deverá contemplar 85 mil metros quadrados dos mais de 130 mil e será dividido em duas partes: paisagismo e restauração do casarão.

A intervenção já recebeu respaldo do Compahc (Conselho Municipal do Patrimônio Histórico e Cultural) de São Bernardo e também da Promotoria do Meio Ambiente.

A primeira parte do projeto prevê a instalação de projeto paisagístico e a transformação do local em parque. "Nossa previsão é terminar na metade do próximo ano. Depende do processo de licitação para começar as obras. Creio que no fim de janeiro, início de fevereiro, tudo estará pronto para começarmos a trabalhar", afirmou Ricardo Kondratovich, engenheiro agrônomo e diretor do Departamento de Parques e Jardins, da Secretaria de Serviços Urbanos.

A atuação foi dividida em quatro partes. Uma delas prevê a transformação da área da piscina em local para realização de eventos culturais, com construção de palco, camarins e arquibancada gramada.

A área atrás do casarão irá receber um playground para crianças de até 5 anos, aparelhos para alongamento e ginástica para a terceira idade e portadores de deficiência. A parte oposta terá ciclovia infantil e playground para crianças acima de 5 anos.

Ao lado direito do casarão serão instaladas áreas de convivência com bancos e mesas. Em grande parte da extensão do parque, trilhas para caminhada serão abertas e receberão pedriscos. "Nossos parques têm pistas cimentadas, mas esse queremos que seja um parque ecológico", salientou Kondratovich - que coordenará o projeto.

A proposta recebeu apoio dos moradores do bairro e de entidades representativas da sociedade, como a ONG (Organização Não Governamental) SOS Chácara Silvestre, que, em 2007, entrou com liminar para barrar a eliminação de árvores no local para instalação de uma escola de ecologia. "Queremos que isso se concretize da forma que foi exposta hoje (ontem). Retiramos a liminar para que pudesse ser feita essa obra", disse a presidente da ONG, Valquíria del Santi.

O único impasse foi em relação ao horário de funcionamento do parque, previsto para ficar aberto das 6h às 18h, enquanto a comunidade prefere até 22h. O prefeito Luiz Marinho (PT) estava na apresentação do projeto e admitiu rever a determinação.

Restauração do casarão deverá ficar pronta em 2012

Enquanto a restauração paisagística parece estar prestes a acontecer, a reforma do casarão que servia de residência de veraneio para a família do banqueiro Wallace Simonsen ainda deverá permanecer com as marcas do tempo flagradas pelo Diário em novembro deste ano.

Porém, as alterações na construção do início da década de 1930 poderão começar ainda em 2011. "Estamos fazendo o estudo dos critérios de restauro da casa para abrir licitação. Creio que o telhado estará pronto no fim do ano que vem. O restante ficará para 2012", disse o secretário adjunto de Cultura, Neto de Oliveira.

Um dos cuidados deverá ser com a acessibilidade para deficientes físicos. "É lei. Teremos que ter um estudo também para isso, sem afetar o restauro", garantiu Oliveira.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.