Início
Clube
Banca
Colunista
Redes Sociais
DGABC

Sábado, 27 de Abril de 2024

Herói britânico da guerra no Iraque pede demissão
Da AFP
12/01/2004 | 08:35
Compartilhar notícia


O coronel Tim Collins, 43 anos, que se tornou um herói da Grã-Bretanha após um discurso inspirado às suas tropas na véspera da invasão ao Iraque, pediu demissão na semana passada, informou a imprensa britânica nesta segunda-feira.

"O coronel Collins apresentou sua carta de demissão na semana passada, e ela será examinada em até 12 meses", destacou o jornal Daily Telegraph. Segundo a maioria dos outros jornais, Tim Collins, deve deixar o Exército em mais ou menos três meses.

O ministro britânico da Defesa se negou a comentar as "razões da demissão do coronel Collins".

O comandante do 1º Batalhão de Infantaria do Royal Irish Regiment deixou o Iraque logo após o encerramento oficial do conflito. Sua demissão, meses após a guerra, foi motivada pela falta de recursos dados às tropas britânicas em território iraquiano, explicou a esposa do coronel Collins.

"Ele está decepcionado de ver o Exército se tornar vítima do politicamente correto, de uma burocracia minuciosa e da recusa dos políticos que enviam soldados à guerra em dar-lhes dinheiro suficiente para desempenhar seu trabalho", disse Caroline Collins, em e-mail enviado ao Sunday, neste domingo. .

Tim Collins, tenente-coronel durante o conflito no Iraque, conquistou notoriedade por ocasião de um discurso feito no dia 19 de março no Kuwait para motivar suas tropas. Com citações shakespearianas, ele pediu que seus soldados fossem "ferozes no combate, mas generosos na vitória", aconselhando-os a tratar o inimigo com respeito.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.