Início
Clube
Banca
Colunista
Redes Sociais
DGABC

Domingo, 28 de Abril de 2024

Ela não gosta de política, mas está há 28 anos na Câmara
Miriam Gimenes
Do Diário do Grande ABC
17/03/2007 | 20:11
Compartilhar notícia


“Não tenho encanto pela política.”A frase é da funcionária mais antiga da Câmara de Ribeirão Pires, Maria Ângela Bighetti. Há 28 anos na Casa, a assessora jurídica diz que gosta de sua função, – analisar as propostas e elaborar projetos –, mas prefere não se envolver com as questões políticas discutidas em plenário.

"Faço meu trabalho, que é analisar o aspecto jurídico. O mérito fica para os vereadores discutirem durante a sessão”, diz. A assessora costuma elaborar, em média, seis projetos por semana.

Neste tempo todo de Legislativo – inaugurado em 1955 –, Maria Ângela diz ter visto diversas propostas relevantes serem aprovadas. Mas, para ela, uma em especial se destacou: a ação popular que reduziu a alíquota de IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano). “Houve a união da população, o que acho muito importante.”

Apesar de considerar a Câmara um local freqüentado por professores (que são funcionários públicos) e ambientalistas, a assessora observa que a participação popular deixa a desejar. “A população poderia conhecer melhor as leis para saber reivindicar seus direitos.”<EM>

Segundo a ex-taquígrafa – primeiro cargo que ocupou no Legislativo de Ribeirão – figuras ilustres costumam freqüentar a Casa. “Inclusive em época de campanha.” Apesar de não gostar de política, Maria Ângela cita como exemplo o ex-governador Mário Covas (PSDB) e o agora deputado federal Paulo Maluf (PP).

PRATA DA CASA - Um dos personagens que mais marcou a memória da funcionária foi o historiador do município Roberto Botacini, já falecido. “Ele estava aqui em toda sessão, cobrava os vereadores. Chegou até a ser expulso do plenário.”

Maria Ângela conta que foi Botacini o autor do requerimento que, em 1978, aposentou a mula Menina, que por 30 anos prestou serviços à Prefeitura de Ribeirão Pires. “Isso foi antes de eu entrar aqui, mas até hoje não há quem não comente o episódio.”

O prefeito à época, Luis Carlos Grecco, aceitou o argumento do historiador. O requerente usou como referência a Lei de Contravenções Penais, que punia quem tratasse qualquer animal com crueldade ao submetê-lo ao trabalho específico. Grecco garantiu alimentação da mula até que o animal faleceu de velhice, nove anos depois de ganhar o benefício.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.