Início
Clube
Banca
Colunista
Redes Sociais
DGABC

Sábado, 27 de Abril de 2024

Economia
>
Mais uma vez
Volkwagen, mais uma vez, suspende produção por falta de bancos de carros
Soraia Abreu Pedrozo
Do Diário do Grande ABC
27/07/2016 | 07:12
Compartilhar notícia


A Volkswagen, mais uma vez, suspendeu a produção dos carros na planta da Anchieta, em São Bernardo, entre o segundo turno de segunda-feira e ontem, pela falta de bancos, fornecidos pela Keiper, do Grupo Prevent, que tem fábrica em Mauá. Não foi informado se haverá expediente hoje.

Desde o ano passado, a Volks vem enfrentando problemas em razão da irregularidade no serviço prestado pelo grupo. Entre março de 2015 e maio de 2016, a montadora diz ter perdido 56 dias de produção nas fábricas brasileiras devido aos atrasos no fornecimento dos bancos. Essas paralisações fizeram com que cerca de 35 mil veículos deixassem de ser fabricados no período. Em junho, o trabalho também foi suspenso por três dias.

Desde maio, o Diário tenta contato com representantes do Prevent, mas nunca recebeu resposta. Os atrasos seriam tentativa de forçar a montadora a reajustar o preço das peças.

Segundo um trabalhador da Volks que pediu para não ser identificado, nos grupos de WhatsApp dos operários estava circulando a informação de que a comissão de fábrica iria decretar greve, hoje, diante da situação. Procurado, o Sindicato dos Metalúrgicos do ABC negou que haveria paralisação, dizendo se tratar de boato.

“Como a maioria está vendo, não estamos trabalhando por má gestão da própria empresa em relação às peças que vêm faltando nos últimos tempos, deixando de produzir por conta dela, e não do peão. Agora, a comissão quer fazer greve? Por conta do quê? Não tivemos nada de contraproposta em relação à oferta de PDV (Programa de Demissão Voluntária, que ainda não foi aberto). Não houve demissões, nada foi feito. Nem que tiver que fazer dez carros por dia, temos que estar dentro da empresa, e não fora. Não é hora para greve, é hora de trabalhar”, diz mensagem do WhatsApp.

Conforme o sindicato, a montadora e a entidade ainda estão negociando. O PDV deve ser anunciado até o fim da semana. A Volks aponta excedente de 3,6 mil operários e quer oferecer de cinco a 15 salários, mais dez pagamentos mensais, no PDV. Porém, os benefícios diminuem conforme o tempo e, ao final do prazo, disse que haverá cortes, e sem valores adicionais.
 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.