Início
Clube
Banca
Colunista
Redes Sociais
DGABC

Domingo, 28 de Abril de 2024

Esportes
>
Jogos
São Caetano é a primeira a receber a tocha

Chama dos Jogos percorreu 9.600 metros
pelas principais ruas e avenidas da cidade

Do Diário OnLine
23/07/2016 | 11:44
Compartilhar notícia
Ângelo Veroti/DGABC


Atualizado às 14h17

A tocha olímpica, que passará o dia no Grande ABC, está em São Caetano. Proveniente de Guarulhos, a chama chegou por volta das 11h40 na cidade. Houve um protesto no começo do percurso, na Avenida Goiás, com pessoas com faixas e gritando "emprego".

A primeira atleta a levar a chama foi Caroline Kumahara, do tênis de mesa de São Caetano. Ela recebeu a tocha dos estudantes Rafaela Andrade, 15 anos, Julia Mendes, 13, e Lucas Parente da Silva, 16, que participaram de uma promoção do Ministério da Educação, com o tema Olimpíadas.

A atleta, que competiu nos Jogos de 2012 e estará também representando o Brasil neste ano, afirmou que é uma honra e um prazer ser condutora da chama na cidade, que é a base da equipe de tênis de mesa. Segundo ela, não há previsão de medalha, mas o importante é competir e fazer uma boa participação.  

Ao longo do percurso na Avenida Goiás, pessoas também carregaram faixas em tom irônico, com dizeres "Seja bem vindos ao País da dengue, zika vírus e chikungunya".

A atleta de levantamento de peso Elisângela Adriano comparou o nervosismo de levar a tocha aos Jogos Olímpicos em si. "Estou mais nervosa do que quando entrei na Olimpíada. A emoção é grande." Outro condutor, que recebeu a chama na Rua Manoel Augusto Ferreirinha, o professor de educação física Sílvio Morais disse jamais sonhou em carregar o símbolo olímpico. 

O comboio chegou a ficar cerca de 10 minutos parado na Avenida Kennedy, por volta do 12h20, devido a um problema na câmera de filmagem.

O ponto maior foi o Parque Chico Mendes, com a chegada da tocha conduzida pelo ginasta são-caetanense Arthur Zanetti. "É uma honra carregar a tocha na cidade em que nasci e que treino. O legado é mostrar o esporte e deixar a alegria no coração do povo."

Ao todo, foram 45 condutores, entre anônimos e personalidades na cidade, que percorreram 9.600 metros pelas principais ruas e avenidas do município.

A tocha agora segue para Santo André, onde seu percurso está previsto para começar às 14h45, na Avenida Dom Pedro II. (Com informações de Ângelo Veroti, Miriam Gimenes e Renato Fontes)




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.