Início
Clube
Banca
Colunista
Redes Sociais
DGABC

Terça-Feira, 30 de Abril de 2024

Setecidades
>
Habitação
Esgoto invade moradias da CDHU no Jd.Sto.André e causa prejuízo a moradores

Condomínio foi entregue em outubro de 2014 e, desde então, apresenta o problema

Natália Scarabotto
Especial para o Diário
19/07/2016 | 07:00
Compartilhar notícia


Moradores de prédios da CDHU (Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano), localizados no Jardim Santo André, em Santo André, reclamam de vazamento de água suja e mau cheiro por conta de encanamento entupido.

As poças formadas pelo esgoto que vaza invadiram o térreo de três dos dez blocos do condomínio. “Desde quando entregaram os apartamentos, em outubro de 2014, tem esse problema. Antes era só aqui no bloco J, mas está piorando e o vazamento está aumentando”, afirma a cozinheira Ana Rita da Silva Bernardes, 52 anos.

Os moradores afirmam que a tubulação era desentupida a cada dois meses. Com a piora do problema, a limpeza não dura mais que uma semana. “ As crianças enfiam o pé aí quando estão brincando. Os cadeirantes não conseguem passar. E tem o mau cheiro, que fica pior quando faz calor”, afirma o estudante Samuel Felipe Godói, 18.

Para desentupir o encanamento do local, o condomínio paga de R$ 800 a R$ 1.200 por metro quadrado. A última limpeza foi feita há quatro meses. Por conta da grande quantidade de condôminos inadimplentes, não há verba suficiente par a a realização de outro procedimento. “É um verdadeiro descaso. Tiraram a gente de onde morávamos para ficarmos com esses problemas aqui”, reclama o pedreiro Adeildo Pereira de Brito, 51.

Para ele e outros moradores, o erro está no tamanho da tubulação, que é pequena demais para o volume de famílias que utilizam o esgoto. O condomínio conta com 194 apartamentos. “Este cano é de 100 milímetros e deveria ser um de 200 milímetros. Cano pequeno não vai aguentar mesmo”, opina Brito.

A CDHU afirma, em nota, que o vazamento é causado pela falta de manutenção do condomínio. A companhia estadual destaca que já realizou vistoria no local e “constatou que o problema está relacionado ao descarte de objetos nas instalações. Portanto, a responsabilidade pelo reparo é do condomínio. Os moradores devem fazer a limpeza periódica das caixas de gordura e de esgoto para evitar o problema.”
 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.