Início
Clube
Banca
Colunista
Redes Sociais
DGABC

Segunda-Feira, 29 de Abril de 2024

Memória
>
Lembrança
O legado de Domingos Moscardini
Ademir Medici
17/07/2016 | 07:00
Compartilhar notícia


Domingos Moscardini, que partiu na semana passada, aos 91 anos, deixou um mapa de memória que focaliza os tempos rurais do triângulo formado pelo Distrito de Utinga, Mauá e Zona Leste de São Paulo. Tempo dos carreiros, que faziam o transporte por vias como a Estrada do Oratório em carros de boi. O mapa é o que reproduzimos hoje, na composição de autoria do infografista Agostinho Fratini, do Diário.

Foi em 1985 que conhecemos o Sr. Domingos, antigo morador do Parque Novo Oratório. O entrevistamos para um livro que nunca foi publicado. E o entrevistado foi falando de lugares como o Campo dos Cardoso, Sítio do Meio, Sepoada e Casa do Mato.

De nomes que sobreviveram, Capuava e Jaçatuba.

Domingos Moscardini trabalhou com carro de boi entre 1946 e 1949. Comprava lenha da Fazenda da Juta e entregava por metro em olarias e padarias. Também vendia nas casas em forma de mucutas.

Neste trabalho, o contato com os antigos e com nomes desaparecidos de lugares hoje urbanizados: informações que graças a ele ficam registradas e preservadas.

Domingos Moscardini trabalhou também em lavoura e em olaria. Depois, com caminhões - teve vários - ofício seguido pelos filhos, Devaldo e Dorivaldo, e que os dois netos, Demerson e Diogo, e a nora Rosangela, passaram a conhecer pelo relato familiar.

Sr. Domingos também foi um bom memorialista. O que guardou está no seu quarto, bem guardado, ainda cedo para a família mexer.

Até mesmo uma antiga capelinha à beira da estrada Sr. Domingos conheceu e revelou sua localização.

O oratório da capelinha originou o nome da Estrada do Oratório e dos bairros Oratório e Novo Oratório. A estrada toda em curva percorrida pelos carros de boi hoje é trilhada pelo sistema trólebus.

 

 

Diário há 30 anos

Quinta-feira, 17 de julho de 1986 - ano 29, edição 6187

MANCHETE - Sarney (presidente da República) denuncia lobby contra pacote econômico.

GRANDE ABC - Merenda nas férias atende a 60 mil alunos.

SANTO ANDRÉ E MAUÁ - ICM da Petroquímica União volta a ser repassado: 67% a Mauá, 33% a Santo André.

MOVIMENTO SINDICAL - Greve se amplia com adesão dos metalúrgicos da Brastemp; quase 18 mil parados.

TEATRO - Festival do SESC premia dois grupos da região: Ana Maria Medici, do Grupo Cênico Regina Pacis, eleita a melhor atriz; Francelino de Souza, do Geta do Imes/São Caetano eleito o melhor ator.

- Regina Pacis ganha também como melhor texto adaptado com o espetáculo "Estranho Procedimento", com crônicas de Luís Fernando Veríssimo, adaptação de Armando Azzara.

PRIMEIRA DIVISÃO - Ontem, no Bruno Daniel: Santo André 0, Paulista 0.

POLÍCIA - Mistério na morte de pai-de-santo no Baeta.

 

Em 17 de julho de...

1916 - Realizada excursão a pé entre São Paulo e Santos, promoção da Associação Esportiva dos Excêntricos. George Dale vence a prova, realizada em 10 horas e 18 minutos. Os excursionistas partiram do Largo do Cambuci, cruzando São Bernardo

- A guerra. Do noticiário do Estadão: tomada de Baiburt pelos russos.

Hoje

Dia do Protetor das Florestas

Santos do Dia
Santo Aleixo. Italiano de Roma nascido no ano 350. Seu nome significa "defensor". Filho único do senador Eufemiano. Tornou-se peregrino. Vagou de cidade em cidade, até chegar em Edessa. A ele foram atribuídos diversos prodígios. A fama de sua história e de "homem de Deus" se espalhou entre os cristãos romanos e orientais, difundindo rapidamente o seu culto.

Colaboração: Padre Evaldo César de Souza, CSsR

 

Inácio de Azevedo (presbítero e companheiros mártires)

Marcelina

Generosa

 

Municípios Brasileiros

Celebram aniversários neste dia 17 de julho: Bagé (RS), Baixa Grande (BA), Cuité (PB), Dona Francisca (RS), Ibiassucê (BA), Itaquara (BA), Monção (MA), Sabará (MG) e Volta Redonda (RJ).




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.