Início
Clube
Banca
Colunista
Redes Sociais
DGABC

Sábado, 27 de Abril de 2024

Diarinho
>
Brincadeiras
Aproveitando a escola para diversão
Tauana Marin
Diário do Grande ABC
17/07/2016 | 07:00
Compartilhar notícia
Anderson Silva/DGABC


Julho é sinônimo de férias escolares de inverno, que, por sua vez, significa ficar em casa ou viajar. Certo? Errado! Muitos continuam indo a escola e garantem: é muito divertido. Durante este mês, nada dos estudantes se preocuparem com apostilas ou lições. As instituições de ensino abrem as portas e se transformam em grandes espaços para brincadeiras.

“É a primeira vez que venho para a escola nas férias, mas estou achando muito legal. Aqui brincamos de boneca, lemos livros, pintamos, assistimos desenhos. É algo novo”, conta Mariana Tambucci Tedeschi, 6 anos, da unidade São Caetano do Colégio Singular.

Entre às 7h e 18h, muitas atividades especiais são programadas. Aulas de artesanato e culinária, cinema com pipoca ou passeios externos estão na lista. “Aprendemos a fazer um boneco que, se jogarmos água direitinho, todos os dias, nasce grama como se fossem cabelos. É muito legal. Fico até cansado de tantas coisas que faço aqui. Adoro vir”, diz Gabriel Capelari Ninjoro, 8.

A amiga Giulia Moreno Macabelli, 8, aprova a diversão nas férias longe de casa. “Estou adorando. Em casa tenho minha irmãzinha, de 2 anos, mas não consigo brincar com ela ainda. Aqui tenho minhas amigas e adoro quando brincamos com os jogos.”

VÁRIAS POSSIBILIDADES - Algumas atividades típicas dessa época do ano, quando são celebradas as festas juninas e julinas, também servem de passatempo. “Brincamos de pescaria, de acertar a bola na boca do palhaço e, além disso, vamos fazer, na próxima semana cocada de colher”, conta Gustavo Bacci Candido, 6, também estudante do Colégio Singular. Os alunos já cozinharam macarrão e levaram para casa para os responsáveis provarem.

Outros passatempos já conhecidos são possíveis com as escolas vazias no meio do ano. Queimada, pega-pega gelo (a pessoa que for pega vira estátua e fica imóvel), esconde-esconde e cobra-cega sempre fazem sucesso. “Prefiro vir para a escola. Tem muitas brincadeiras e fico mais inteligente”, diz Enzo Seiti Ribeiro Noda, 5, do Colégio Estímulo, em Santo André. De fato, quem brinca muito, aprende mais fácil, além das ações estimularem o desenvolvimento motor e o raciocínio.

“Ficar ao lado do pessoal da sala é melhor do que brincar sozinha no parque do condomínio”, comenta Nicolle Galhardo Ribeiro, 5. “Aqui sempre tenho amiguinhos.”

Atividades são para todos os gostos

Há alunos que preferem continuar frequentando a escola nas férias devido o número de amigos e as atividades, a cada dia diferentes. Além de toda programação, Estela Galindo Leite, 5 anos, do Colégio Estímulo, de Santo André, tem atrativo a mais. “Em casa não tenho como andar no trem. Ele é grande e se movimenta. Também gosto do brinquedão que tem na escola. Por isso prefiro vir. Gosto quando as professoras fazem teatro de fantoches e contam histórias”, explica a aluna.

Além das sessões de cinema e do dia do salão de cabeleireiro (quando podem fazer vários penteados), a amiga Eduarda de Oliveira Marques, 5, faz elogios ao menu das férias. “Adoro quando, no almoço, temos arroz primavera (prato montado com a mistura de arroz branco e legumes como ervilha, milho e cenoura). É uma delícia. Também temos lanche da tarde.”

EM CASA - Quem for ficar em casa durante o mês de julho, ou até mesmo aos fins de semana, também pode se divertir. Entre as ações disponíveis estão a preparação de receitas fáceis (veja mais abaixo) com a ajuda de um adulto e ler algum livro.

Quem gosta de colocar a mão na massa pode montar seu próprio boneco. Basta pegar bexigas e enchê-las com farinha de trigo. Pode ser modelado da forma que preferir e ainda fazer, com canetinhas, o rosto dos personagens.

Juntar garrafas PET para brincar de boliche pode animar as férias. É preciso juntar dez garrafas e o desafio tentar derrubá-las com uma bola. Personalizar os ‘pinos’ com fitas coloridas ou tinta guache completam a atividade.

Geralmente, os professores têm período de férias menor que os alunos para voltarem ao trabalho e prepararem o reinício das aulas.

As férias principais ocorrem sempre entre os meses de dezembro e janeiro, quando os estudantes descansam durante o verão.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.