Início
Clube
Banca
Colunista
Redes Sociais
DGABC

Domingo, 28 de Abril de 2024

Tendência nacional da eleição do PT se confirma na região
Teresa Pimenta
Do Diário do Grande ABC
20/09/2005 | 08:08
Compartilhar notícia


O Campo Majoritário, tendência do PT à qual pertencem os principais nomes envolvidos no escândalo do mensalão, ficou com a presidência de praticamente todos os diretórios municipais do Grande ABC (veja quadro). Santo André é a única cidade onde haverá disputa em segundo turno com uma ala de esquerda, a Compromisso e Democracia, do ex-metalúrgico Ivo Martin, que concorrerá em 9 de outubro com o vereador Cláudio Malatesta.

Diadema e Ribeirão Pires também terão segundo turno, mas todos os concorrentes são do Campo Majoritário. Em São Bernardo, mesmo sem o voto do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, José Albino reelegeu-se com mais de 68% dos votos válidos. São Caetano, Mauá e Rio Grande da Serra tiveram as eleições definidas em um só turno. Márcio Chaves foi candidato único em Mauá, Anita Ramos obteve 53% em Rio Grande e Ricardo Rios 58,35% em São Caetano.

Outro destaque foi o alto índice de comparecimento às urnas. "Ao contrário do que muitos imaginavam, a presença de filiados foi muito acima da média", comemorou o coordenador da macrorregião que engloba o Grande ABC, Hamiltom Lacerda. Segundo ele, a média em eleições e convenções do partido fica em torno de 25% e, no pleito de domingo, o índice subiu para 40%. "A vitória do Campo Majoritário na região mostra que a militância teve maturidade e continua confiando nas propostas da tendência que governa do país", afirmou. Para Lacerda, apesar do resultado positivo, os filiados deixaram claro que querem apuração e punição dos culpados.

Animado com a disputa, Ivo Martin já começou a procurar os candidatos de esquerda para unir forças e derrotar o Campo Majoritário em Santo André. "As esquerdas unidas tiveram 58% dos votos. Tenho confiança de que podemos vencer", diz. Em Ribeirão Pires, Mário Nunes tenta a reeleição contra a ex-prefeita Maria Inês Soares. Ambos são do Campo Majoritário, mas Nunes também tem apoio da Articulação de Esquerda.

Em Diadema, a disputa ficou entre dois integrantes da administração do prefeito José de Filippi Júnior: Josemundo Queiroz, o Josa, secretário de Habitação, e Antonio Fidelis, assessor da Secretaria de Meio Ambiente.

Resultado das eleições do PT na região

Definidas no 1º turno (% de votos válidos)

  

São Bernardo
José Albino (Campo Majoritário) - 68,06%

Wagner Lino - 14,11%

Edwards Neves Neto - 11,68%
Aldo dos Santos - 6,15%

  

São Caetano
Ricardo Rios (Campo Majoritário) - 58,35%

Vera Severiano - 34,44%

Fernando Turco - 7,21%

  

Mauá
Márcio Chaves (Campo Majoritário) - 100%

  

Rio Grande da Serra
Anita Ramos (Campo Majoritário) - 53%

José Almeida Freire - 26,8%

José Silvino de Jesus - 20,2%

Terão 2º turno

Diadema
Antonio Fidelis (Campo Majoritário) - 49,12%

Josemundo Queiroz (Josa) (Campo Majoritário) - 28,58%

Licio Gonzaga Lobo Jr. - 21,25%

José Reinaldo Lima - 1,05%

  

Santo André
Claudio Malatesta (Campo Majoritário) - 41,1%

Ivo Martin (Compromisso e Democracia) - 23,2%

Tiago Nogueira - 13,2%

Orlando Soares Oliveira - 9,8%

Ricardo Alvarez - 7,9%

Fernandes de Luna - 4,1%

Eden Teixeira Paulo - 0,7%

  

Ribeirão Pires
Mário Nunes (Campo Majoritário + Articulação) - 40,9%

Maria Inês Soares (Campo Majoritário) - 39,9%

Dorvair Santana - 19,2%




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.