Início
Clube
Banca
Colunista
Redes Sociais
DGABC

Domingo, 28 de Abril de 2024

Hora da retomada dos palcos

Até dia 10 deste mês, Sto.André respira teatro
durante festival promovido pela Escola Livre

Marcela Munhoz
02/07/2016 | 07:00
Compartilhar notícia
Divulgação


Teatro, do grego théatron, é forma de arte em que um ator ou conjunto de atores, interpreta história ou atividades para a plateia em determinado lugar. Mas a arte vai além. Remete ao ato de olhar com atenção, perceber, contemplar. E é neste sentido que a ELT (Escola Livre de Teatro de Santo André) oferece o primeiro FELT (Festival Livre de Teatro). A mostra segue até dia 10 com apresentações, oficinas e debates. Toda a programação do evento – ação do Coletivo Livre de Teatro com o Governo do Estado em conjunto com a Secretaria da Cultura – é gratuita.

“Minha formação veio dos festivais que aconteciam na região nas décadas de 1970, 1980 e 1990. Portanto, a retomada com esta mostra é tão importante. Além de estabelecer contato com grupos locais, compartilhar o que se está produzindo e fomentar novas companhias, o público vai ter acesso gratuito à cultura em época em que tudo está tão difícil”, analisa a coordenadora do evento, Solange Dias. Ela lembra ainda a importância da ELT para a região. “Nesses 26 anos, tivemos altos e baixos, já passamos por várias administrações, mas sempre torcemos para o diálogo. O festival deve fortalecer isso.”

Fazem parte da programação 12 espetáculos de ex-aprendizes e de grupos que surgiram no Grande ABC. Entre as peças – divididas nas categorias infanto-juvenil, adulto, teatro de rua, linguagem de máscaras e experimento cênico-artes integradas – está Portar(ia) Silêncio, do Coletivo Estopô Balaio, que narra a jornada de migração de nordestinos a São Paulo (será apresentado hoje, às 20h). Já na sexta-feira, às 20h, é a vez do Coletivo DZ6 com Esparro. As inspirações são os textos de Plínio Marcos, escritor, jornalista, diretor, ator e autor de inúmeras peças escritas, principalmente, no regime militar. “São nove atores em cena que interpretam textos curtos sobre a luta por um lugar ao sol”, explica Giuliana Lavorato, integrante do coletivo. Para ela, o festival é um ganho enorme. “Boa oportunidade para atores e público”, encerra.

1ª Festival Livre de Teatro – Mostra. Na ELT – Praça Rui Barbosa, 12, em Santo André. Tel.: 4990-4474. Até dia 10. Grátis. Site: www.portallivredeteatro.com.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.