Início
Clube
Banca
Colunista
Redes Sociais
DGABC

Domingo, 28 de Abril de 2024

Setecidades
>
Prevenção
Balanço preliminar aponta mais de 600 mil imunizados
Vanessa de Oliveira
Do Diário do Grande ABC
02/06/2016 | 07:00
Compartilhar notícia


Um dia após o fim da campanha de vacinação contra a gripe, levantamento preliminar feito pelas secretarias municipais de Saúde, a pedido do Diário, aponta que, em seis cidades, 632.416 pessoas foram vacinadas na rede pública. São Caetano informou que divulgará os números hoje. Os dados compreendem os integrantes do grupo de risco (crianças entre 6 meses e menores de 5 anos, idosos, gestantes, puérperas, pacientes com doenças crônicas, pessoas privadas de liberdade e funcionários do sistema prisional.

A meta de alcançar 80% de cada grupo prioritário foi superada, mas, em algumas cidades, as gestantes resistiram a serem vacinadas durante a campanha de imunização. Diadema, que enviou informações consolidadas até o dia 25 de maio, vacinou 77,38% das mulheres grávidas. Santo André, até a véspera do fim da campanha (30 de maio), imunizou 71,39% do total desse público.

A designer de interiores Camila Martins Cardoso, 28 anos, moradora da cidade andreense, é uma das gestantes que não foram vacinadas, por opção própria. Grávida de 36 semanas, ela declarou não se sentir segura em tomar vacina, após ouvir que algumas pessoas tiveram reações. “Meu médico disse que ficaria por minha opção, mas alguns familiares e amigos insistiram, falando que era arriscado e que eu estava colocando o bebê em risco”, contou. Mesmo assim, não mudou de ideia. “Meu marido está gripado faz mais de um mês, mas eu não tive nenhum sinal. Fiz um exame e minha imunidade está ótima”, afirmou.

Em Mauá, segundo a Prefeitura, faltam 110 gestantes para alcançar a meta de 3.479. São Bernardo atingiu cobertura de 83,44%; Ribeirão Pires, de 90,22%, e Rio Grande da Serra, de 118,31%.

Embora a campanha de vacinação esteja encerrada, as UBSs (Unidades Básicas de Saúde) da região seguem vacinando os usuários que integram os grupos de risco até que os lotes se esgotem. Ontem, o Diário entrou em contato com 25 postos das sete cidades e em apenas um, o do Jardim Caçula, em Ribeirão Pires, a informação é a de que as doses haviam acabado.

Neste ano, a gripe Influenza A H1N1 já fez 28 vítimas fatais na região, exceto em São Caetano. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.