Início
Clube
Banca
Colunista
Redes Sociais
DGABC

Segunda-Feira, 29 de Abril de 2024

Memória
>
Memória
Agoniza um cemitério

A lenta agonia do secular Cemitério Santa Cruz, no ponto mais alto...

Ademir Medici
11/05/2016 | 07:00
Compartilhar notícia


A lenta agonia do secular Cemitério Santa Cruz, no ponto mais alto do Centro de Rio Grande da Serra, foi acompanhada em todos os seus detalhes pelo Diário, 40 anos atrás. E envolveu vários personagens:

- Prefeita Irinéia Midolli (1973-1977), a primeira mulher eleita prefeita no Grande ABC.

- Prefeito Aarão Teixeira (1977-1983), naquela legislatura o mais jovem prefeito do Brasil.

- Martim Cruz, provavelmente o último zelador do cemitério.

- Dom Claudio Hummes, segundo bispo diocesano do Grande ABC.

- Frei José Boeing, pároco de Rio Grande da Serra, nomeado e empossado naquele período de transição entre o antigo e o novo cemitério.

Do frei José, destacamos uma posição importante tomada logo depois da posse, quando a cidade discutia a construção da nova matriz de Rio Grande:

“Se eu ficar arrumando verba de fora para a construção, o pessoal não dará o devido valor à igreja. Vou pedir aos paroquianos todo tipo de ajuda, tanto financeira como em termos de trabalho. Assim a população passará a sentir a igreja como sua.”

A capela histórica já não comportava o número de fiéis. As missas eram celebradas na capela da casa paroquial, atrás da Prefeitura.

À época, parecia ser consenso preservar a capela histórica, de grossas paredes de taipa, mas nada se falava na preservação do Cemitério Santa Cruz – também era consenso que deveria ser desativado para abrir espaço à nova matriz. Uma pena, mesmo porque não foram mantidas marcas sacras antigas da cidade que emolduravam jazigos do cemitério.

O TEMPO PASSA...

- Em um dos episódios mais tristes da história de Rio Grande da Serra, paroquianos, na calada da noite, atentam contra a capela colonial. Queriam abrir espaço para a igreja moderna. Outros moradores se mobilizaram e impediram a destruição total da capela. Destaca-se no episódio a advogada Gisela Leonor Saar, que luta intensamente pela preservação da capela – que será revitalizada.

- A nova matriz é erguida, mas não resiste a um forte temporal. Seu teto desaba pesadamente. A população enche-se de brios e constrói a atual matriz, cuja arquitetura se destaca na paisagem da cidade. A antiga capela é mantida; o Cemitério Santa Cruz não.

Municípios Brasileiros

Aniversariam hoje: Águia Branca (ES), Alto Rio Novo (ES), Aparecida de Goiânia (GO), Barroquinha (CE), Bom Jesus (RN), Cajapió (MA), Governador Lindenberg (ES), Guarinos (GO), Lagoa d'Anta (RN), Machadinho D'Oeste (RO), Mãe do Rio (PA), Nova Iorque (MA), Pranchita (PR), Rio Quente (GO), Santa Luzia D'Oeste (RO), São Pedro (RN) e Venâncio Aires (RS).

- As águas termais de Rio Quente, em Goiás, foram descobertas em 1722 pelo bandeirante Bartolomeu Bueno Filho. Rio Negro foi elevado a município em 11-5-1988, quando se separa de Caldas Novas.

Em 11 de maio de...

1881 – José Bento Barbosa morre na Freguesia de São Bernardo. Enquanto trabalhava na derrubada de matas do seu sítio, um pedaço de madeira caiu sobre o seu pescoço e a morte foi instantânea.

1890 – Instalado o município de São Bernardo, com abrangência sobre toda a área do Grande ABC. Foi um domingo de festa.

- As ruas da Vila de São Bernardo foram decoradas com capricho, dizem os jornais da época.

- Compareceu o presidente da Intendência de São Paulo, cargo equivalente ao do atual prefeito, no caso Clementino de Souza e Castro, hoje nome de bairro paulistano, a Vila Clementino.

- Coube ao Dr. Clementino instalar o município de São Bernardo, que elege o primeiro prefeito, José Dal Zotto.

- Dr. Clementino é hospedado na casa do Dr. Flaquer, em Santo André e participa de um lauto jantar.

- As solenidades, na Vila de São Bernardo, foram realizadas no casarão antigo do alferes Bonilha, que ficava na Rua Marechal Deodoro, esquina com a Rua Tenente Sales, defronte para a Rua Municipal, hoje espaço ocupado pela Praça Lauro Gomes, em São Bernardo.

- Iniciava-se uma nova fase político-administrativa no hoje Grande ABC.

1916 – Em visita a Santo André, regressa para a Capital, em companhia de sua família, o coronel Agenor de Camargo, hoje nome de rua na Vila Assunção.

- A guerra. Do noticiário do Estadão: na batalha de Verdun, diminui o bombardeio a oeste de Mosa; canhoneio (troca ou série de tiros de canhão) intermitente a Leste.

1958 – Circula o número 1 do semanário News Seller, semente do Diário.

Diário há 30 anos

Domingo, 11 de maio de 1986 – ano 28, nº 6130

Manchete –Vendas do comércio crescem 34%

Diário – Uma caminhada de 28 anos.

- “O primeiro jornal que leio todas as manhãs.” (dom Cláudio Hummes, bispo do Grande ABC)

- “A história do Diário se confunde com a história da industrialização do Grande ABC.” (Almir Pazzianotto, ministro do Trabalho)

- “Senhor, olha comigo o prédio do Grande Diário o nosso jornal do ABC.” (Dom Jorge Marcos de Oliveira, primeiro bispo do Grande ABC)

- “Muitas informações nas minhas histórias sobre Santo André são baseadas nas reportagens do Diário.” (Octaviano Gaiarsa, médico e historiador)

- “Santo André cresceu com o Diário.” (palhaço Estrimilique)

- “De suas páginas poderemos sempre esperar palavras imparciais de orientação e esclarecimento.” (Nair Lacerda, tradutora)

Santos do Dia

- Santo Inácio de Laconi (Laconi, Itália, 1701 – 11-5-1781). Frei franciscano. Morou em vários conventos. Desempenhou a função de encarregado da portaria até a morte. A ele eram atribuídos dons da profecia e cura, com fama de santidade.

Colaboração: padre Evaldo César de Souza, CSsR

- Alberto de Bergamo

- Iluminato 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.