Início
Clube
Banca
Colunista
Redes Sociais
DGABC

Domingo, 28 de Abril de 2024

São Bernardo firma acordo para
uso racional de sacolinha plástica
Bruna Gonçalves
Do Diário do Grande ABC
22/09/2011 | 07:00
Compartilhar notícia


Racionalizar e conscientizar a população do uso das sacolas plásticas e demais materiais reaproveitáveis. Esse é o objeto do termo de cooperação técnica assinado ontem pelo prefeito de São Bernardo Luiz Marinho (PT) e entidades e indústrias do setor, comércio e trabalhadores.

A Prefeitura aproveitou para lançar as novas sacolas que serão distribuídas pelos supermercados. "As sacolas brancas são destinadas ao lixo orgânico e as verdes para a reciclagem", explica o secretário de Gestão Ambiental Giba Marson, que ressalta que a diferença das cores é determinação de Lei de Resíduos Sólidos para facilitar o processo da coleta seletiva.  O anúncio foi feito durante a criação do portal virtual da Escola Nacional de Consumo Responsável.

A expectativa de Miguel Bahiense, presidente da Plastivida (Instituto Sócio-Ambiental dos Plásticos) e do Instituto Nacional do Plástico Miguel Bahiense a expectativa é que estejam circulando entre dois e três meses em São Bernardo. "É o tempo que precisamos para comunicarmos os supermercados e resolver as questões de estoque", explica. As sacolas terão mensagens de educação ambiental.

Dentre os compromissos firmados, um deles é diminuir entre 30% e 40% a quantidade de sacolas plásticas usadas na cidade. Bahiense ressalta a economia das sacolas produzidas dentro da norma da ABNT 14937. A sacola comum pesa 3,5 gramas, porém a maioria da população acaba utilizando duas pela falta de resistência. Enquanto que a dentro da norma pesa 4, 5 gramas e aguenta até 6 quilos. "Vamos combater o desperdício e ainda economizar 55% de matéria prima", ressalta.

Para Marinho, transformar a sacolinha plástica em vilão é um equívoco. "Se banirmos as sacolas, o que faremos com a borra de petróleo, usado na produção do material", questiona. Ele também ressalta a importância do produto que terá papel fundamental no funcionamento da usina geração de energia a partir do lixo, que será criada no bairro Alvarenga.

Outro meio de racionalizar o uso das sacolas plásticas é por meio educação ambiental. O portal virtual da Escola Nacional de Consumo Responsável que poderá ser acessado a partir de novembro pelo site www.escola deconsumoresponsavel.com.br, será coordenado pela Prefeitura , e servirá de base para desenvolver conceitos de sustentabilidade em todo o País, por meio de treinamentos a distância, materiais didáticos e jogos. Terá também conteúdo específico a educadores, estudantes, profissionais do varejo e gestores ambientais.

O acordo foi afirmado após diversas reuniões entre a administração Plastivida, INP, Associação Brasileira da Indústria de Embalagens Flexíveis, Clube dos Diretores Lojistas e o Sindicato dos Químicos do ABC.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.