Início
Clube
Banca
Colunista
Redes Sociais
DGABC

Domingo, 28 de Abril de 2024

Parlamento Metropolitano é lançado
Fábio Martins
Do Diário do Grande ABC
09/05/2011 | 07:28
Compartilhar notícia


O Parlamento Metropolitano, que será agregado pelas 39 Câmaras da Grande São Paulo, terá lançamento oficial hoje na Assembleia Legislativa com o intuito de tentar fortalecer as ações dos vereadores e dar mais visibilidade às necessidades legislativas. Mesmo sem consolidar a Frente Parlamentar do Grande ABC, a entidade começou a ser idealizada por meio de encontros nas principais regiões, que tendem a buscar poder de barganha.

Para o presidente da Câmara de São Bernardo, Hiroyuki Minami (PSDB), a entidade visa concentrar oportunidades para que vereadores de forma apartidária consigam aumentar suas atribuições junto à comunidade. "Como aliados teremos mais valor e poderemos discutir problemas em comum a todas essas cidades que estarão divididas em cinco subregiões. Sobretudo, nos dará maior força de fiscalização".

Antes da formação, os dirigentes das câmaras municipais firmaram convênios de cooperação técnica para permitir que especialistas elaborem pesquisas e desenvolvam projetos conjuntos. Além disso, prevê a participação em atividades relativas a assuntos de interesse público.

Um representante de cada região: Grande ABC, Alto Tietê, Norte, Sul e Oeste, além do presidente da Câmara de São Paulo, José Police Neto, foram escolhidos para elaborar a pauta, que terá entre os aspectos de destaque a articulação para melhoria do transporte, resíduos sólidos, saneamento, uso do solo e segurança.

Na região, Minami ficará à frente da redação e os comandantes dos legislativos de Diadema, Laércio Soares (PCdoB) e Sidnei Bezerra da Silva, o Sidão da Padaria (PSB), vão ter como missão a convocação dos entes. "O Parlamento é um grande passo para o futuro das próximas legislaturas. Essa ferramenta de vanguarda vem para contribuir na realização e elaboração de programas e projetos. Encarar as dificuldades com união de esforços, de maneira plural e não individual, com certeza traz legitimidade", defendeu Sidão.

Outra iniciativa é marcar, com o Parlamento, reuniões de secretários ligados ao governo do Estado. "Vamos procurar maximizar ações dos Executivos", concluiu Minami.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.