Início
Clube
Banca
Colunista
Redes Sociais
DGABC

Domingo, 28 de Abril de 2024

Medicina do ABC centralizará campanha contra câncer de pele
Sucena Shkrada Resk
Do Diário do Grande ABC
17/11/2001 | 17:34
Compartilhar notícia


A SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia) promove a terceira edição da Campanha Nacional de Prevenção ao Câncer de Pele no próximo dia 24, das 8h às 15h. No Grande ABC, o atendimento ficará restrito ao Instituto da Pele do ABC, da Faculdade de Medicina do ABC (avenida Príncipe de Gales, 821, em Santo André), com a participação de alunos e doutorandos da Liga de Combate ao Câncer de Pele da instituição. Serão realizados exames clínicos gratuitos para verificar a existência de lesões iniciais da doença, que atinge anualmente cerca de 55 mil brasileiros, de acordo com os números do Inca (Instituto Nacional do Câncer).

Segundo o coordenador regional do evento, o dermatologista da Faculdade de Medicina do ABC, Francisco Macedo Paschoal, caso sejam constatados sinais do câncer, o paciente será orientado a procurar um especialista. “Se a pessoa não tiver condições financeiras ou um convênio médico, poderá ser matriculada em nosso ambulatório pelo SUS (Sistema Único de Saúde).”

A maior incidência de casos é do carcinoma basocelular, que representa 70% dos registros e predomina em pessoas acima dos 40 anos de idade com pele e olhos claros, que têm sensibilidade acentuada aos raios ultravioletas do sol. Algumas das características de risco se evidenciam pela presença de sardas e antecedentes na família, ferimentos que não cicatrizam com facilidade, pintas, sinais e verrugas que mudam de tamanho e cor, e lesões avermelhadas. Em algumas situações, há o comprometimento dos tecidos da pele das cartilagens e dos ossos.

Imigração – “Existe um cuidado maior com idosos de origem européia, população comum na região, pois eles têm pele muito clara e se expuseram ao sol continuamente na juventude, quando trabalhavam como lavradores”, disse Paschoal. O dermatologista afirmou que a maioria dos tipos de câncer de pele são “silenciosos”, porque não causam dor ou coceira, o que faz com que as pessoas não percebam a evolução da doença.

Para se obter diagnóstico preciso, é feita a biópsia (retirada do tecido afetado para exame). “Grande parte dos cânceres de pele não se espalham pelo organismo, quando ocorre a metástase, que é o tipo mais grave e geralmente se apresenta nas formas de manchas pretas, marrom claro ou escuro maiores do que um centímetro e com formatos irregulares.” O tratamento, de maneira geral, é realizado por meio de cirurgia para a retirada do tumor. “O procedimento exige anestesia local e pode ser feito em ambulatório”, disse.

A prevenção começa por uma menor exposição ao sol. “É indicado que sejam evitados o período das 10h às 16h e haja o hábito de se usar protetor solar, com fator mínimo 15, dependendo do tom da pele. Eles devem ser reaplicados, por exemplo, a cada banho de mar ou quando há transpiração excessiva”, disse Paschoal.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.