Início
Clube
Banca
Colunista
Redes Sociais
DGABC

Sábado, 27 de Abril de 2024

Procon sugere definir presente do pai em casa para evitar impulso
Marco Borba
Do Diário do Grande ABC
13/08/2005 | 08:22
Compartilhar notícia


Evitar as compras por impulso. Essa é a dica do Procon para quem ainda não definiu o presente do Dia dos Pais. Definir em casa o que vai ser comprado só então partir para a consulta de preços é a dica para quem quer economizar e ter a certeza de que o presente escolhido vai agradar. "Seguir essas dicas é o primeiro passo para quem quer encontrar algo adequado sem se arrepender do que comprou. Também ajuda a evitar problemas em relação à troca do produto", disse a assistente de direção do Procon de São Paulo, Leila Cordeiro.

Outro alerta é com relação às roupas. De acordo com o Procon, a troca de vestuário não está amparada pelo Código de Defesa do Consumidor. "Às vezes, a pessoa não gosta da cor, do modelo. É importante a pessoa verificar no ato da aquisição a possibilidade da troca."

Segundo o Procon, caso o produto adquirido apresente defeito, o consumidor tem 90 dias, a partir da compra, para cobrar providências. A empresa, por sua vez, tem 30 dias para sanar o problema. "Corrido esse prazo, a pessoa pode pedir a troca do produto ou cancelamento da compra."


O consumidor também precisa estar atendo em relação às compras feitas pela internet, telefone ou serviços de entrega em domicílio. Pelo artigo 49 do Código de Defesa do Consumidor, a pessoa pode desistir da compra até sete dias antes da efetivação da compra e até sete dias após o recebimento do produto. O pedido de cancelamento deve ser feito por escrito. O Código de Defesa do Consumidor também garante o direito à devolução do dinheiro caso alguma parcela tenha sido paga, desde que o pedido de cancelamento já tenha sido feito.

Dicas para compras do Dia dos Pais

Evitar compras por impulso: definir em casa o que vai comprar e fazer pesquisa de preço.

Roupas
A obrigatoriedade da troca não está amparada pelo Código de Defesa do Consumidor. Negociar com o vendedor, no ato da compra, a possibilidade de troca caso a roupa não sirva ou a cor não agrade quem será presenteado.

Produtos com defeito
O consumidor tem até 90 dias a partir da compra para exigir a troca. A empresa tem até 30 dias para sanar o problema. Caso isso não aconteça, a pessoa pode solicitar a troca ou cancelamento da compra.

Compras pela internet, telefone ou entrega em domicílio
O Código de Defesa do Consumidor garante o direto de desistência do pedido até sete dias antes da efetivação da compra ou até sete dias após recebimento do produto. O pedido do cancelamento deve ser feito por escrito. Respeitados os prazos, o consumidor pode pedir a devolução do dinheiro caso alguma parcela já tenha sido paga.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.