Início
Clube
Banca
Colunista
Redes Sociais
DGABC

Sábado, 27 de Abril de 2024

Diadema terá primeiro relógio solar do Grande ABC em praça pública
Rodrigo Cipriano
Do Diário do Grande ABC
06/09/2005 | 08:09
Compartilhar notícia


Diadema terá o primeiro relógio solar construído em praça pública no Grande ABC. O equipamento será construído na praça Camões, junto à avenida Fábio Eduardo Ramos Esquível – um dos corredores mais movimentados do Centro da cidade. A expectativa é de que seja inaugurado no próximo dia 22, início da primavera, quando o relógio solar se torna mais preciso.

A explicação para tal precisão é simples. "Essa é a única época do ano em que o Sol nasce exatamente a Leste e o pôr-do-sol está a Oeste. Nas outras estações, existe uma alteração em relação a esses pontos", afirma o geógrafo Milton Pereira Barros, presidente da Sociedade Astronômica e Astrofísica de Diadema. Quando pronto, o relógio terá oito metros de diâmetro por 2,2 metros de altura, formando uma cruz.

Pelo aparelho, será possível medir as horas de duas formas. O tronco vertical estará alinhado ao eixo de rotação da terra e apontará as horas pela evolução da sombra produzida no chão. O tronco horizontal formará uma espécie de "u" e estará alinhado à linha do equador. Sobre ele, será fixada um tipo de haste de ferro, cuja sombra apontará as horas sobre a base em forma de "u".

Segundo Milton Barros, é a primeira vez que um relógio solar com essas características é construído com base numa única peça. O custo do projeto, de acordo com o geógrafo, gira em torno de R$ 11 mil. O valor será bancado pela Prefeitura de Diadema, que para barateá-lo utilizará mão-de-obra própria. O custo final da obra ainda está sendo contabilizado pelo município.

A expectativa é de que, quando inaugurado, o relógio solar da praça Camões seja utilizado como ferramenta para aulas a céu-aberto. Ainda nesse segundo semestre, os professores da rede pública de ensino de Diadema devem receber treinamento sobre os conteúdos que podem ser explorados a partir do relógio dentro de disciplinas como geografia, matemática e geometria.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.