Início
Clube
Banca
Colunista
Redes Sociais
DGABC

Domingo, 28 de Abril de 2024

PV não descarta aliança com oposição em Sto.André
Fábio Martins
Do Diário do Grande ABC
18/10/2011 | 07:36
Compartilhar notícia


Mesmo ocupando a liderança do governo Aidan Ravin (PTB), o PV não descarta mudar o rumo e apoiar chapa majoritária da oposição na eleição de 2012. Lideranças regionais verdes se reuniram ontem na Câmara de Santo André para delinear os próximos passos do partido - também apresentaram chapa de 68 pré-candidatos à vereança.

Entre as propostas para fechar a parceria está o compromisso de criação da Secretaria de Meio Ambiente na cidade, a ser assumida por um dos integrantes da legenda. O PV entregou no início da gestão do petebista projeto para a implantação da Pasta, porém, até hoje a iniciativa não vingou. Segundo o presidente do PV de Santo André, vereador Donizeti Pereira, a fundação da secretaria é condição irrefutável para consolidar a adesão com A ou B. "Uma cidade com 670 mil habitantes necessita levantar essa bandeira. Disso nós não abrimos mão."

Em 2008, o partido apoiou a candidatura governista derrotada de Vanderlei Siraque (PT). Diante da vitória de Aidan, o PV passou a fazer parte da bancada de sustentação do petebista. "PV vai analisar a realidade local do ponto de vista estratégico. A definição em si fica com a executiva", disse o parlamentar, rechaçando a hipótese de intervenção de instâncias superiores no diretório.

Donizeti sugeriu, entretanto, uma aproximação maior com o atual governo por conta da postura de sustentação nos três anos do petebista à frente da Prefeitura. "Existe a chance de caminhar no mesmo lado, mas vai depender das conversas com os demais dirigentes." Outro critério apontado pelo parlamentar é o pleito do PV em indicar o vice na chapa majoritária.

O ato de ontem anunciou o ingresso de 130 novos integrantes na legenda, entre eles o vice-presidente da Gestão Empresarial do EC Santo André, Romualdo Magro Júnior, que deixou o PSB. Porém, o PV sofreu algumas baixas com a saída da primeira suplente Elian Santana, que obteve 1.900 votos em 2008. A projeção da sigla é conquistar duas cadeiras no Legislativo.

Para a coordenador regiona do PV, Vera Motta, a importância nacional de Santo André fará com que o PV tome a decisão sobre posicionamento com cautela. "Observaremos a definição em que resultará em fortalecimento do PV. Não há nenhum compromisso com ninguém. Hoje estamos na base, mas nem sempre a história foi assim." A deputada estadual Regina Gonçalves salientou que não há tendência de rumo a ser trilhado. "Não podemos descartar nenhuma situação. Caberá fechar com o melhor projeto." 

Apuração da CPI continua ‘a banho maria' na Câmara 

A investigação da CPI dos Palhaços para apurar eventuais irregularidades na contratação, sem licitação, da empresa Produz Eventos pela Prefeitura de Santo André, continua a ‘banho maria'. A reunião, marcada para ontem, inclusive, foi cancelada por falta do envio dos documentos por parte do secretário de Cultura, Edson Salvo Melo.

A cópia dos documentos, que contém cerca de 6.000 páginas, será entregue de forma gradativa até sexta-feira. "Como o material é extenso, o secretário vai mandar aos poucos", disse o presidente da comissão, Marcos Cortes (PSDB),

Integrante da CPI, o vereador Tiago Nogueira (PT) lamentou a ausência de interesse real dos governistas, sugerindo erro administração no processo. "Não sabemos quem está à disposição da CPI."




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.