Início
Clube
Banca
Colunista
Redes Sociais
DGABC

Segunda-Feira, 29 de Abril de 2024

Mundo condena decisão de Israel de expulsar Arafat
Da AFP
12/09/2003 | 14:49
Compartilhar notícia


A decisão do governo israelense de expulsar o presidente da Autoridade Palestina (ANP), Yasser Arafat, da Cisjordânia provocou advertências no mundo inteiro, enquanto milhares de palestinos, em protestos, anunciaram que lutarão até o fim para defender seu líder. Especialistas garantem que a medida, se concretizada, será a gota d'água que faltava para a eclosão de uma guerra formal no Oriente Médio.

França, Rússia, China e até os Estados Unidos, principal aliado de Israel, expressaram sua oposição a uma expulsão do palestino, qualificando a iniciativa de erro grave. Já o secretário-geral da ONU, Kofi Annan, estimou que a decisão é "imprudente".

O porta-voz da Casa Branca, Scott McCellan, informou que a questão tem sido discutida entre a conselheira de segurança da Presidência, Condoleezza Rice, e funcionários da região. McCellan disse ainda que a postura dos Estados Unidos sobre o assunto é bem conhecida pelo governo israelense. "Não nos parece que irá melhorar as coisas e somente serviria para lhe dar um cenário mais amplo", acrescentou o porta-voz, diante da insistência dos jornalistas.

O presidente francês Jacques Chirac disse que Arafat "é o representante legítimo da Autoridade Palestina" e que "seria um grave erro tentar eliminá-lo do campo político".

Já a Rússia declarou que a execução da decisão de Israel seria "um sério erro político".

A China, por sua vez, advertiu que uma eventual expulsão de Arafat "não faria mais do que exacerbar as tensões atuais entre israelenses e palestinos e não seria de nenhuma utilidade par ao processo de paz no Oriente Médio".

Escudo Humano - Logo após a decisão do governo israelense, registrou-se uma onda de manifestações de apoio a Arafat nos territórios palestinos. Mais de três mil pessoas se reuniram em frente da Mukata, o quartel-general do líder palestino, numa espécie de escudo humano para protegê-lo. Arafat, 74 anos, garante que não tem intenção de abandonar a Cisjordânia e só sai de lá morto.

Em Gaza, os manifestantes foram mais de cinco mil. Eles se concentraram em Nablus, Jenin e Tulkarem. No sul do Líbano, os protestos de refugiados palestinos reuniram cerca de 35 mil pessoas.

Ameaça - As Brigadas dos Mártires de Al Aqsa, grupo radical vinculado ao Fatah (partido do líder palestino Yasser Arafat), ameaçaram nesta sexta-feira "atacar Israel em toda parte", caso seja executada a decisão expulsar o presidente da Autoridade Palestina.

"Proclamamos em voz alta que se essa decisão for executada, vamos atacar Israel por toda parte, sem nenhuma exceção. Não haverá linha vermelha e não distinguiremos entre grandes e pequenos", afirmou o comunicado do grupo.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.