Início
Clube
Banca
Colunista
Redes Sociais
DGABC

Domingo, 28 de Abril de 2024

Banho impróprio em Praia Grande
Verônica Fraidenraich
Do Diário do Grande ABC
20/01/2006 | 08:09
Compartilhar notícia


O mar está bom para banho na maior parte das praias de São Paulo, mas há restrições. Das 153 praias do Litoral Norte, da Baixada Santista e do Litoral Sul, 26 estão impróprias, de acordo com boletim da Cetesb (Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental). A pior situação é em Praia Grande, onde somente três das doze praias são aconselhadas para um mergulho.

O município de Ubatuba, no Litoral Norte, tem cinco praias impróprias, enquanto que Caraguatatuba, São Sebastião, Ilhabela, Guarujá e São Vicente apresentam, cada, duas praias inadequadas. Em Santos, Itanhaém e Mongaguá os moradores e veranistas podem ficar tranqüilos ao entrar no mar, pois a quantidade de coliformes fecais está abaixo do que é considerado grave.

Alguns locais, onde o boletim demonstra maior variação da quantidade de coliformes, têm intensificadas as coletas na época de verão. Neste ano, são 27 praias analisadas três vezes por semana. O normal é uma coleta ao mês. A ingestão da água suja pode provocar no banhista problemase e doenças como vômito, diarréia, conjuntive e até hepatite A, de acordo com Débora Orgler de Moura, bióloga do Setor de Águas Litorâneas da Cetesb. A quantidade de esgoto despejado no mar e a ocorrência de chuvas são os principais fatores que determinam a qualidade da água, de acordo com a Cetesb.

Represa – Na represa Billings, o boletim da última sexta-feira trouxe boas notícias. Nenhum dos oito pontos de coleta apresentou grande quantidade de coliformes fecais ou a presença de algas, resultado que atesta local próprio para o banho. A coleta é feita toda terça-feira e o boletim é divulgado às sextas-feiras, segundo explica o biólogo do Setor de Águas do Interior da Cetesb, Cláudio Roberto Palombo. Enquanto é feita análise para medir a quantidade de coliformes fecais, as algas são observadas a olho nu pelos técnicos da Cetesb.

Para quem não sabe, o que indica a balneabilidade nas praias são as bandeiras verdes. As vermelhas significam praia imprópria.

Informe-se no site www.cetesb.sp.gov.br ou pelo telefone 0800-113560.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.