Início
Clube
Banca
Colunista
Redes Sociais
DGABC

Segunda-Feira, 29 de Abril de 2024

Jornal que publicou nomes de pedófilos gera polêmica
Do Diário do Grande ABC
24/07/2000 | 15:50
Compartilhar notícia


A polêmica prosseguia esta segunda-feira na Gra-Bretanha depois da decisao de um jornal britânico de grande tiragem, News of the World, de publicar os nomes de todos os pedófilos identificados no país, o que mereceu críticas dos políticos, da polícia e dos meios de comunicaçao, mas teve o apoio dos pais de uma menor assassinada este mês.

O jornal publicou no domingo uma primeira lista com 49 nomes de pessoas condenadas por pedofilia, com suas identidades e as cidades ou distritos onde vivem, mas sem dar o endereço exato, para alertar o público sobre vive no bairro.

O jornal diz querer ``apontar e envergonhar' os 110.000 pedófilos identificados na Gra-Bretanha e enfatiza que, segundo estudos realizados, 64% dos pedófilos condenados reincidem ao sair da prisao.

O jornal indicou que sua decisao foi motivada pela descoberta, no Sul da Inglaterra, na semana passada, do corpo nu de uma menina de oito anos, Sarah Payne, que havia sido seqüestrada há 17 dias. Esse seqüestro causou grande indignaçao e comoçao na Gra-Bretanha e foi o tema principal dos meios de comunicaçao. ``Nao defendo as açoes de autodefesa, mas os pais têm o direito de proteger seus filhos e estes têm o direito de se proteger a si mesmos', declarou a mae da pequena Sarah ao canal de televisao GMTV.

``Na Gra-Bretanha, cada pessoa tem um pedófilo a 1,5 km de sua casa', indicou neste domingo o jornal, em sua primeira página. ``O assassinato de Sarah Payne demonstra que a vigilância policial desses pervertidos já nao é eficiente e, por isso, revelamos quem sao e onde vivem'.

Fortemente criticado nas últimas 48 horas, o jornal citou uma pesquisa do instituto Mori, segundo a qual 88% dos britânicos afirmam querer saber se existe um pedófilo morando em seu bairro. Também disse que a mesma medida foi aplicada com sucesso nos EUA e citou declaraçoes do presidente Bill Clinton a respeito do ``direito dos pais de educar seus filhos com segurança e amor'. ``Os pais dispoem nos Estados Unidos de acesso fácil à foto e aos detalhes de cada um dos 324.956 pedófilos identificados no país', precisa o jornal.

O anúncio e a publicaçao dos nomes causaram um grande alvoroço na classe política, na polícia, na imprensa e nas associaçoes. Alguns dirigentes recordaram que a maioria dos deliqüentes sexuais nao estao registados e que as fichas de pedófilos existem apenas há dois anos. Na véspera, Ann Widdecombe, encarregada dos assuntos internos do Partido Conservador, enfatizou o risco de que, por erro, um homem seja acusado de pedofilia.

Um policial encarregado dos assuntos de pedofilia, Tony Butler, dise que a decisao do jornal pode ter um efeito contrário ao esperado e pode levar os marginais a se esconder.

Um porta-voz da associaçao nacional para o cuidado médico e reintegraçao dos delinqüente sexuais, Paul Cavadino, classificou de ``extremadamente irresponsável a decisao do jornal'. ``Experiências demonstram que, quando os pedófilos sao identificados publicamente, alguns desaparecem e trocam de nome, o que torna muito difícil que a polícia possa controlá-los'.

No geral, os opositores enfatizam o caráter ``irresponsável' da idéia, alegando que isso provocará linchamentos e fará com que os pedófilos tenham de viver na clandestinidade ao invés de incentivá-los a seguir programas de reabilitaçao.

Responsáveis encarregados da reinserçao social disseram ter recebido ligaçoes de pedófilos que já pagaram suas penas e que estao alarmados ante a possibilidade de ter seus nomes divulgados publicamente.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.