Início
Clube
Banca
Colunista
Redes Sociais
DGABC

Segunda-Feira, 29 de Abril de 2024

Chrysler mostra 'irmao' do Cherokee em Detroit
Sérgio Vinícius
Do Diário do Grande ABC
02/01/2001 | 18:17
Compartilhar notícia


Uma das novidades da Chrysler para o Detroit Motor Show, salao do automóvel que começa na próxima semana nos Estados Unidos, é um utilitário esportivo, batizado como Liberty. O modelo, o primeiro lançamento da montadora no ano em que a Jeep chega ao seu 60º aniversário, nao deve substituir de imediato o bem-sucedido Cherokee, mas somar um novo utilitário à sua linha fora-de-estrada.

Embora apresente um visual robusto, reforçado principalmente pelos faróis redondos e pela grade dianteira, o Liberty tem um apelo mais urbano do que seus outros irmaos, os utilitários Cherokee e Grand Cherokee. Com isso, a montadora segue uma tendência de tornar veículos off-road cada vez menos fora-de-estrada, com o intuito de abraçar um público mais amplo.

A estrutura do novo utilitário esportivo foi desenvolvida em monobloco, o que proporciona menor peso e melhor comportamento dinâmico em percursos fora-de-estrada. Além disso, o conjunto da suspensao trabalha em sistema independente. O modelo, que foi construído sobre uma diferente plataforma dos outros utilitários esportivos da marca, também conta com um reforço em aço na carroceria, que o torna o mais resistente da linha Jeep. Essa característica, aliás, realça seu porte off-road.

Com relaçao à motorizaçao, o Liberty estará disponível em três versoes, todas equipadas com o sistema four-wheel-drive (traçao integral). O Liberty mais potente contará com um propulsor V6 de 3,7 litros com câmbio automático de quatro velocidades. Nessa versao, o utilitário gera 210 cv de potência a 5,2 mil rpm e torque de 31,1 kgfm a 4 mil rpm.

O Liberty também estará disponível na motorizaçao 2.4 a gasolina - propulsor herdado do Chrysler PT Cruiser - que desenvolve potência 154 cv a 5,2 mil rpm e torque de 22,6 kgfm a 4 mil rpm, além de uma versao 2.5 turbodiesel. Nesse último caso, o Liberty desenvolve potência de 140 cv a 4 mil rpm e 34,3 kgfm a 1,8 mil rpm. Para nao entrar em choque com seu irmao mais velho, Grand Cherokee, o utilitário nao terá opçao de motor V8.

Interiormente, o modelo é confortável e espaçoso, o que deixa claro a influência que sofreu do conceito Jeepster, apresentado pela Chrysler no mesmo Detroit Motor Show, em 1998. Apesar de se basear em um conceito desenvolvido há dois anos, o Liberty traz um acabamento jovial, sem apelar para tendências retrôs, como é o caso do PT Cruiser.

Os motoristas que quiserem realçar ainda mais a esportividade do Liberty poderao optar por um pacote com acessórios off-road, denominado Up Country Suspension, que compreende três placas de proteçao, ganchos para reboque, suspensao com uma polegada (2,54 cm) extra, entre outros.

O lançamento do Liberty será o pontapé que faltava para linha de produçao da Jeep na fábrica de Toledo, no Japao, atingir a marca de 200 mil unidades. O modelo, que promete ser um dos mais importantes lançamentos do ano 2001 no segmento de utilitários esportivos, somente chegará na Europa em setembro. Ainda nao foi confirmado se e quando o Liberty chegará aos mercados brasileiro e norte-americano.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.