Início
Clube
Banca
Colunista
Redes Sociais
DGABC

Sábado, 27 de Abril de 2024

Política
>
Santo André
Por acordo, Aidan negocia espaço na chapa e até campanha de deputado

Direção do PSB prevê parceria com 5 partidos, mas mantém sigilo

Fabio Martins
Do Diário do Grande ABC
04/01/2016 | 07:00
Compartilhar notícia
Celso Luiz/DGABC


Diferentemente de outras pré-candidaturas ao Paço de Santo André, o ex-prefeito Aidan Ravin (PSB) ainda não anunciou, mesmo que informalmente, a consolidação de aliados eleitorais para o ano que vem. Para efetivar parceiros na coligação, a coordenação do partido negocia espaço no eventual governo, abertura de vice, suporte para a campanha de deputado em 2018 e até possível apoio na sucessão.

“Pela nova legislação, como não haverá reeleição (em 2020), essa proposta (de sucessão) também entra na discussão. Existem várias possibilidades de tratativas”, alegou Donay Neto, presidente da executiva local. Em 2012, quando pleiteou a reeleição, Aidan atuou com cinco siglas ao seu lado na empreitada.

A direção municipal, no entanto, sinaliza que já há cinco partidos “bem avançados” para concretizar no arco de alianças, mas que, “por estratégia política”, esses aliados ficarão, por enquanto, em “sigilo”. “É o PSB com mais cinco legendas, que estão muito próximas do acordo. Diria que 90% de chance de se confirmar no começo de 2016. Optamos (internamente) por anunciar mais perto do período da janela eleitoral (em março) para evitar muita especulação neste momento, pois qualquer fala nossa agora pode gerar certa instabilidade”, alegou Donay, referindo-se ao fato, por exemplo, de o diálogo feito com o PV, que, posteriormente, fechou com o PSDB, do postulante Paulinho Serra.

Uma das opções é o PMDB, também assediado pelo PT. A legenda tem o parlamentar Sargento Juliano como representante na Câmara e mantém tratativas, principalmente pela proximidade entre Aidan e Nilson Bonome (PMDB), ex-comandante do diretório municipal e que, embora tenha transferido domicílio eleitoral para São Caetano, ainda dá as cartas na cidade. Outras ofensivas são em cima do PPS e DEM, hoje com as pré-candidaturas de Raimundo Salles e Fábio Picarelli, respectivamente. O PSB busca viabilizar acordos junto à cúpula estadual.

Na eleição de 2008, em outra circunstância, Aidan venceu a disputa pela Prefeitura sem aliados na coligação. À época pelo PTB, ele, então vereador, conquistou a vitória com chapa pura, encabeçando a dobrada e tendo a colega de Legislativo Dinah Zekcer na composição. Mas a tática não é reeditar esse plano, embora, nos bastidores, não esteja descartada solução caseira para formação da chapa. Donay frisou que o PSB vai “esgotar todas as possibilidades” para firmar frente antiPT no pleito.  




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.